Comunidade da Ufam elege seus representantes para os Conselhos Superiores

Ao todo, 125 candidatos disputam uma vaga nos Conselhos Superiores.Ao todo, 125 candidatos disputam uma vaga nos Conselhos Superiores.Mais de 100 candidatos concorrem às vagas para membros dos Conselhos Superiores da Ufam. Até as 20h desta terça-feira, 27, em todos os campi, docentes, estudantes e técnico-administrativos em educação (TAEs) elegem seus representantes para o Consuni, Consad e Consepe, principais órgãos deliberativos da Universidade.

Na capital, 22 urnas foram dispostas nas unidades acadêmicas para que os três segmentos possam participar da votação. Nos campi fora da sede, outras cinco urnas estão à disposição dos eleitores. De acordo com a Comissão responsável pelo processo, na quarta-feira pela manhã já será possível conhecer os novos integrantes dos Conselhos Superiores. “Ter a participação nesses espaços garante que a comunidade acadêmica seja representada nas decisões que forem pautadas. É de suma importância ter esses três conselhos bem representados com a participação ativa dos segmentos para garantir o bom funcionamento da Universidade com boas decisões tomadas”, declara Dyene Vieira, presidente da Comissão Eleitoral.

Processo Eleitoral

Conselhos decidem sobre contratação de novos servidores, por exemplo.Conselhos decidem sobre contratação de novos servidores, por exemplo.

Para votar no seu representante, estudantes, TAEs e docentes devem se dirigir à urna da sua unidade acadêmica ou setor de lotação, portando documento oficial com foto ou, no caso dos discentes, apresentar o comprovante de matrícula.

Docentes devem votar em um candidato (também docente) da sua unidade acadêmica e em um representante da comunidade externa. Para o Consuni, serão eleitos os dois mais votados, titular e suplente, de cada uma das 23 unidades acadêmicas.

TAEs e estudantes votam em seus pares, sendo um para cada um dos conselhos, independente de pertencer a sua unidade acadêmica, e em um dos candidatos a representante da comunidade externa.

Apuração

Após o encerramento da votação, às 20h, as subcomissões eleitorais, formadas por um representante de cada segmento, realizarão a apuração em suas respectivas urnas, enviando o resultado parcial para a Comissão Eleitoral que fará a somatória de todas as urnas e a divulgação do resultado final.

Serão eleitos para o Consuni, um docente de cada unidade acadêmica, nove discentes e nove TAEs, além dos dois mais votados como representantes da comunidade externa.

Já o Consad será composto por sete TAEs e quatro discentes eleitos.

Para o Consepe, serão sete representantes do corpo discente e mais quatro TAEs.

Atuação dos novos conselheiros

Estudantes, docentes e TAEs participam de decisões por meio de representantes eleitos.Estudantes, docentes e TAEs participam de decisões por meio de representantes eleitos.

De acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, o resultado da votação será encaminhado para o presidente do Consuni e reitor da Instituição, que irá definir a data da próxima reunião do Conselho para homologar o resultado final e agendar a primeira reunião para a posse e início dos dois anos de atuação dos novos representantes.

Participação coletiva na gestão

É por meio da representação delegada por voto que docentes, TAEs e estudantes participam diretamente da administração da Universidade. Para tanto, é necessária a participação da comunidade acadêmica.  "É muito importante esse momento porque a gente escolhe nossos representantes nos conselhos da Ufam", afirma Clara Toledo, aluna do 3º período de Jornalismo. Para Cristian Guerra,  estudante do 3º período de Engenharia Elétrica, o voto pode resultar em melhorias para os discentes. "Creio que as novas participações podem ocasionar novas conquistas para os estudantes", ponderou.