Alto Rio Negro: Cidadania indígena, Políticas Públicas e Sustentabilidade serão tônica do evento

 
Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

Nesta quinta-feira, 22 de março, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, promove a terceira sessão do Fórum para o Desenvolvimento do Amazonas. O tema é “Cidadania indígena, Políticas Públicas e Desafios da Sustentabilidade no Alto Rio Negro”, a ser apresentado pelo professor Elias Brasilino de Souza, a partir das 15h, na sala de reuniões da Câmara de Extensão - Proext, localizada no 2º piso do Prédio da Reitoria, no setor Norte do Campus Sede.

O expositor possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Gestão e Manejo Ambiental pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas. Ele atua como diretor geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) no Campus de São Gabriel da Cachoeira e o tema tratado no Fórum é homônimo da dissertação defendida por ele, sob a orientação da professora Iraildes Caldas, em 2008.

É possível conferir aqui o texto base da exposição desta quinta e se preparar.

Sobre o Fórum

Promovido pela Pró-reitoria de Extensão (Proext), o Fórum para o Desenvolvimento do Amazonas foi criado para dar subsídios aos gestores públicos, contribuindo com a elaboração de projetos voltados para o desenvolvimento autossustentável do Estado a partir de um diagnóstico de seus recursos naturais.

Além desse objetivo geral, o Fórum pretende instigar os estudantes e pesquisadores da Ufam no desenvolvimento da pesquisa regional, com o intuito de estimular a formação de uma consciência amazônica voltada à solução dos problemas locais.

Metodologia

O  Fórum está aberto a todos os interessados em contribuir com a solução dos problemas do Estado. Para tanto, mantém um corpo de pesquisadores reconhecidos nas mais distintas áreas do saber, os quais têm a responsabilidade de encaminhar as sessões. Eles apresentam teses, enunciando problemas, realizando simpósios e fomentando o contraditório, sempre com a finalidade de buscar a síntese dialética e indicar alternativas à superação de problemas.

As discussões partem da apresentação de uma resenha bibliográfica, um relatório progressivo ou de campo, culminando com a elaboração de um documento indicativo para a efetivação das ações a serem implementadas.

A agenda dos temas abordados será divulgada com 20 dias de antecedência de cada reunião no portal da Ufam. Ao final de cada sessão, será redigido um relatório com as propostas encaminhadas, além de ser emitido certificado de 3 horas aos participantes.

 

SERVIÇO

Data: 22 de março de 2018

Hora: a partir das 15h

Local: sala de reuniões da Câmara de Extensão-Proext/ Reitoria (Setor Norte do Campus)

Endereço: Avenida General Rodrigo Otávio, 6200, Coroado I.

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable