Serviços de atendimento das Bibliotecas são mantidos mesmo durante recesso acadêmico

Sala de leitura da biblioteca  setorial do setor Sul da UFAMSala de leitura da biblioteca setorial do setor Sul da UFAM

Apesar da redução de consultas em virtude do recesso acadêmico para a maioria dos alunos dos cursos de graduação, estudantes inscritos em cursos de férias e de pós-graduação da Universidade podem continuar contando com os serviços das bibliotecas localizadas nas Unidades Acadêmicas. Segundo informações da diretora da Biblioteca Central - BC da UFAM, Simea Girão, o atendimento ocorrerá sem intervalo para o almoço, no horário das 8 às 18h. Conforme a diretora, as bibliotecas setoriais estão passando por um processo de reorganização de material, mas isso não compromete a prestação do atendimento à comunidade universitária e a comunidade em geral.

Diretora da Biblioteca Central, Simea GirãoDiretora da Biblioteca Central, Simea Girão

A diretora afirma que o funcionamento ocorre normalmente, realizando as atividades do dia a dia, como as de empréstimos e de  recebimento de livros aos estudantes. A qualidade no serviço de  atendimento deve permanecer a todo instante enquanto a Biblioteca estiver aberta, declara a diretora.

Bruna Kelly SilvaBruna Kelly Silva

Frequentadora da Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL, a estudante do curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa, Bruna Kelly Silva, 19, disse que não faz distinção no atendimento, pois é o mesmo até no recesso acadêmico. É a segunda vez que venho fazer empréstimos de livros nesta semana e acredito que deva ser mantido sempre assim, com atendimento de qualidade, ressalta a estudante.

Mario Henrique FernandesMario Henrique FernandesO estudante do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS), Mario Henrique Fernandes, considera importante o oferecimento desse tipo de serviço, principalmente para àqueles estudantes que realizam pesquisa durante o recesso. A biblioteca é fundamental o contexto acadêmico, pois é nela que se busca o conhecimento. É justamente no recesso que o aluno escreve seu trabalho acadêmico e a biblioteca passa a ser um espaço para estudo como também para pesquisa, comenta.

A única biblioteca que que está com os serviços suspensos é a setorial da Faculdade de Tecnologia (FT), que passa por ampliação estrutural, devendo ocupar todo o térreo do prédio da Faculdade, o qual reunirá o   acervo bibliográfico do Instituto de Ciências Exatas (ICE)”, explicou.