Serviços de atendimento das Bibliotecas são mantidos mesmo durante recesso acadêmico
Apesar da redução de consultas em virtude do recesso acadêmico para a maioria dos alunos dos cursos de graduação, estudantes inscritos em cursos de férias e de pós-graduação da Universidade podem continuar contando com os serviços das bibliotecas localizadas nas Unidades Acadêmicas. Segundo informações da diretora da Biblioteca Central - BC da UFAM, Simea Girão, o atendimento ocorrerá sem intervalo para o almoço, no horário das 8 às 18h. Conforme a diretora, as bibliotecas setoriais estão passando por um processo de reorganização de material, mas isso não compromete a prestação do atendimento à comunidade universitária e a comunidade em geral.
A diretora afirma que o funcionamento ocorre normalmente, realizando as atividades do dia a dia, como as de empréstimos e de recebimento de livros aos estudantes. A qualidade no serviço de atendimento deve permanecer a todo instante enquanto a Biblioteca estiver aberta, declara a diretora.
Frequentadora da Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências Humanas e Letras - ICHL, a estudante do curso de Licenciatura em Letras/Língua Portuguesa, Bruna Kelly Silva, 19, disse que não faz distinção no atendimento, pois é o mesmo até no recesso acadêmico. É a segunda vez que venho fazer empréstimos de livros nesta semana e acredito que deva ser mantido sempre assim, com atendimento de qualidade, ressalta a estudante.
O estudante do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social (PPGAS), Mario Henrique Fernandes, considera importante o oferecimento desse tipo de serviço, principalmente para àqueles estudantes que realizam pesquisa durante o recesso. A biblioteca é fundamental o contexto acadêmico, pois é nela que se busca o conhecimento. É justamente no recesso que o aluno escreve seu trabalho acadêmico e a biblioteca passa a ser um espaço para estudo como também para pesquisa, comenta.
A única biblioteca que que está com os serviços suspensos é a setorial da Faculdade de Tecnologia (FT), que passa por ampliação estrutural, devendo ocupar todo o térreo do prédio da Faculdade, o qual reunirá o acervo bibliográfico do Instituto de Ciências Exatas (ICE)”, explicou.