Acordo de Cooperação: Ufam assegura atividades acadêmicas ao ISB, de Coari

Universidade e Prefeitura de Coari assinam documento que garante aulas práticas, estágios curriculares e preceptoria da matriz pedagógica dos cursos do Instituto

Por Carla Santos*
Equipe Ascom Ufam
*com informações Ascom do ISB Coari

Reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, prefeito de Coari, Adail Pinheiro Jr., e vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, no ato da assinatura do Acordo de CooperaçãoReitor da Ufam, professor Sylvio Puga, prefeito de Coari, Adail Pinheiro Jr., e vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, no ato da assinatura do Acordo de CooperaçãoNuma resposta rápida às necessidades de melhoria de funcionamento do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas, campus Coari, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, assinou, juntamente com o prefeito da cidade, Adail Pinheiro Filho, e a vice-prefeita, Mayara Pinheiro, o Acordo de Cooperação nº 001/2018. O documento estabelece o acesso acadêmico à rede de atenção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para discentes e docentes dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem.

Por meio desse acordo, professores e estudantes da área de saúde do ISB terão aulas práticas, estágios curriculares e preceptoria, que são estipulados na matriz pedagógica dessas graduações, aliando atividades de ensino, pesquisa e assistência à população local. Além dos cursos da área da saúde, o ISB mantém Licenciaturas em Ciências: Matemática e Física e Ciências: Biologia e Química, e o Bacharelado em Biotecnologia.

Acordo

O documento tem vigência de 72 meses a contar da assinatura e não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes. À Prefeitura de Coari caberá o fornecimento do material hospitalar e a disponibilização de instalações e equipamentos a serem utilizados nas unidades de saúde da rede, durante a realização das aulas.

Comitiva da reitoria capitaneada pelo reitor e vice-reitor em registro fotográfico com discentes, após apresentação de demandas dos cursosComitiva da reitoria capitaneada pelo reitor e vice-reitor em registro fotográfico com discentes, após apresentação de demandas dos cursosDa mesma forma, está previsto no acordo que a PMC também deverá ceder, por oito horas semanais, os profissionais médicos que desejarem ministrar aulas nos cursos do ISB/Ufam.

O reitor, professor Sylvio Puga, declarou que o Acordo de Cooperação Técnica inaugura uma nova fase na parceria entre a Universidade e a PMC.

"Todos os cursos serão contemplados nas ações, permitindo a discentes, docentes e técnico-administrativos da Instituição, a participação em atividades integradas e articuladas, no âmbito da extensão, pesquisa e atividades de campo. É um passo significativo e de fortalecimento dessa parceria com a PMC", afirmou.

O vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen, disse que o Acordo é um grande passo para aprofundar as relações institucionais e reafirmou seu compromisso com todas as Unidades Acadêmicas do Interior.

Cumprindo agenda no ISB, reitor participa de Assembleia com docentes e técnico-administrativosCumprindo agenda no ISB, reitor participa de Assembleia com docentes e técnico-administrativosO prefeito de Coari, Adail Filho, manifestou sua satisfação em firmar o Termo de Cooperação Técnica. "Para nós, é de grande valia manter essa relação de cooperação com a Universidade. A Ufam foi a primeira a se instalar em Coari, ainda na década de 1970, ou seja, há mais de 40 anos", frisou.

A vice-prefeita municipal, Mayara Pinheiro, considerou o acordo como estratégico. "Dessa forma, vamos ampliar as ações conjuntas entre a Ufam e a PMC", vislumbrou.

Diálogo

Acompanhado do vice-reitor, professor Jacob Cohen, da prefeita do Campus Universitário (PCU), a arquiteta Carmem Silvia Viana, da diretora da Faculdade de Medicina (campus Manaus), professora Ione Brum, o reitor participou da Assembleia com discentes de todos os cursos do ISB/Ufam. O compromisso se deu ao longo da manhã do sábado (17), em que o representante da Administração Superior recebeu as demandas apresentadas e procederá ao atendimento das mesmas em escalas de curto, médio e longo prazos, a fim de equacioná-las.

Com os discentes, a comitiva da Reitoria se reuniu e agendou retorno ao campus no próximo dia 20 de abril, com vistas a avaliar os resultados dos primeiros 30 dias dos encaminhamentos enumerados no Termo de Cooperação entre Ufam e PMC.

Comitiva composta (na ordem, da esquerda para direita), prefeita do campus, Carmem Silvia Viana, professora Ione Brum, da Faculdade de Medicina, reitor da Ufam, professor Sylvio Puga e vice-reitor, professor Jacob Cohen, em visita às futuras instalações do prédio do Instituto, cuja área supera 4.000 metros quadradosComitiva composta (na ordem, da esquerda para direita), prefeita do campus, Carmem Silvia Viana, professora Ione Brum, da Faculdade de Medicina, reitor da Ufam, professor Sylvio Puga e vice-reitor, professor Jacob Cohen, em visita às futuras instalações do prédio do Instituto, cuja área supera 4.000 metros quadrados

Vistoria

Na oportunidade, a comitiva da Reitoria esteve no local em que vem sendo erguida a estrutura onde irão funcionar os cursos da área de saúde do ISB. O empreendimento já possui os quatro pavimentos construídos, onde serão alocados auditórios, bibliotecas, auditório de telessaúde, laboratórios, áreas administrativas, 11 salas de aulas, salas de leitura, entre outros ambientes. A área construída soma mais de 4.400 metros quadrados.