Programas de Pós-Graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos, Diversidade Biológica, Matemática e Física são os alvos da terceira rodada de avaliações do PACPG/UFAM

Desde o lançamento do Programa de Apoio à Consolidação e ao Avanço da Qualidade da Pós-Graduação (PACPG/Ufam), nove cursos de Pós-graduação já foram avaliados. Em dezembro de 2012, receberam a visita de acompanhamento os Programas de Pós-graduação em Agronomia Tropical e o Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais e Ambientais.  Em abril de 2013, foram visitados os Programas de Imunologia Básica e Aplicada; o de Ciência de Alimentos e o de Biotecnologia.

Nesta terceira rodada de acompanhamento, é a vez dos Programas de Pós-Graduação em Matemática, Física, Ciências Pesqueiras nos Trópicos e em Diversidade Biológica receberem os consultores.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, informa que no mês dePró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Selma BaçalPró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. Selma Baçal junho o décimo Programa de Pós-graduação será acompanhado. “A próxima visita de acompanhamento do PACPG contemplará o Programa de Pós-graduação em Educação. A visita vai acontecer antes do Seminário de Estabelecimento de metas, momento no qual os referidos programas divulgarão os ajustes que julgarem necessários para alcançarem conceitos superiores junto à Capes”, declarou a Pró-Reitora.

Durante a reunião de acompanhamento da terceira rodada de visitas, realizada na manhã desta quinta-feira (16), no Centro de Ciências do Ambiente, o Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos, professor Carlos Edwar Freitas, apresentou as linhas de pesquisa do PPG coordenado por ele; os gráficos com as produções científicas e as principais conquistas alcançadas.

Ele ressaltou que falta o PPG obter equilíbrio em relação a alguns critérios exigidos pela Capes. “Somos excelentes em uns critérios e não em outros. Estamos numa fase de buscar o equilíbrio para avançar no conceito Capes, pois temos produções inovadoras e diferenciadas. Essa reunião é importante porque quem está executando o trabalho diretamente, não consegue, muitas vezes, ter uma avaliação do todo e o acompanhamento dos consultores facilita esse processo de planejamento de estratégias para o avanço do nosso programa de Pós”, concluiu ele.

Os participantes da reunião destacaram o quanto os discentes são importantes nesse processo de alcançar mais representatividade no meio científico nacional. “É preciso criar a cultura de publicação de trabalhos. Temos que conseguir o comprometimento dos discentes. Bons alunos conseguem publicar artigos, mas o orientador tem a tarefa de instigá-lo e incentivá-lo neste processo complexo. Precisamos exercitar o pensamento de que uma dissertação ou uma tese só terminam com a publicação” declarou oprofessor José Francisco Gonçalves, um dos avaliadores desta terceira rodada de acompanhamento do PACPG.

Dr. Emídio Cantídio em reunião com docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Ciências PesqueirasDr. Emídio Cantídio em reunião com docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Ciências Pesqueiras

O Consultor do PACPG/UFAM, professor Emídio Cantídio, destacou o objetivo do programa de melhorar todos os cursos de pós-graduação da UFAM e valorizar a atuação de docentes, discentes e técnicos dos referidos cursos. “A UFAM abraçou essa mudança de paradigma e a meta é que pelo menos 50% dos cursos de PPG da instituição elevem o conceito junto à Capes.

Para tanto precisamos de docentes comprometidos e discentes com iniciativa. Muitas vezes, os alunos de Mestrado pensam estar na graduação, tiram cópias de apostilas e nem sabem acessar o portal de periódicos da Capes. Realizam pesquisas e não sabem que na China também estão pesquisando o mesmo assunto. Os alunos de Pós-Graduação devem estar atentos a tudo o que for publicado no Brasil e no mundo sobre o assunto que pesquisa” disse ele.

Professor José Francisco Gonçalves (INPA); professora Maria Tereza Gomes Lopes (UFAM); professora Flávia Lucena Frédou e professor Emídio Cantídio (UFRPE) - avaliadores PACPG/UFAMProfessor José Francisco Gonçalves (INPA); professora Maria Tereza Gomes Lopes (UFAM); professora Flávia Lucena Frédou e professor Emídio Cantídio (UFRPE) - avaliadores PACPG/UFAM