Solenidade de inauguração de novo abrigo de ônibus, passarelas cobertas e estacionamento ampliado acontece nesta segunda-feira, 2, no IFCHS

Por Carlos William e Carla Santos
Entrada hall IFCHS.Entrada hall IFCHS.
Equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga e o vice-reitor, professor Jacob Cohen, entregam à comunidade universitária, nesta segunda-feira, dia 2, as obras conclusas no setor Norte da Instituição, cujo objetivo é melhorar o acesso de estudantes, professores e técnico-adminitrativos às estruturas do setor Norte e otimizar o fluxo de veículos na área. As intervenções realizadas pela Prefeitura do Campus Universitário (PCU), resultam na construção de passarelas cobertas - integrando o abrigo de ônibus ao Centro de Convivência -, na ampliação do estacinamentro - de 140 para 266 vagas - e na construção de um terminal final para atender aos trabalhadores das linhas de ônibus que atuam na Ufam. Esse terminal poderá ser utilizado por até quatro empresas de ônibus, independente e simultaneamente.

A execução das obras foi dividida em duas etapas. A primeira teve início no dia 26 de janeiro de 2015 e o término no dia 15 de março de 2016, tendo sido investidos R$ 690.555,87.

Terminal para condutores veículos coletivos.Terminal para condutores veículos coletivos.

Iniciada em 26 de janeiro de 2017, a segunda etapa foi orçada em R$ 879.939,56 e finalizada no dia 24 de janeiro de 2018.

A reforma incluiu ainda a construção de 16 postes de iluminação e sete escadas para conectar as ruas mais elevadas do estacionamento às mais baixas. Conforme afirma o engenheiro da PCU, Orion Carolino, a melhoria significativa da mobilidade para o público acadêmico pode ser observada em números. “O estacionamento comportava 140 vagas para carros e passou a ter 266, além das 12 vagas para ônibus”, detalhou Orion.

Estacionamento possui vagas para 12 ônibus.Estacionamento possui vagas para 12 ônibus.

Áreas ampliadas

A parada de ônibus possui atualmente área total de 130m², enquanto as passarelas cobertas totalizam 401m². A área de lazer do hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) também foi ampliada e passou a ocupar 56,70m².

Constatada a necessidade dos condutores de transporte coletivo por um local maior para fazer as refeições, o terminal de final de linha, agora com 72,30m², possui uma área  interna com quatro salas com banheiros e espaço de convivência e permanência provisória. O motorista da linha Integração, Thiago Noronha, informou que a reforma possibilitou melhores condições de trabalho, visto que agora os condutores podem se confraternizar durante os intervalos. “Jogamos Dama, Dominó e até videogames”, relatou.

Informações: (92) 3305-1181 Ramal 4002 (PCU)