UFAM recebe estudantes do Colégio Laviniense

Visitantes no laboratório de Engenharia de PescaVisitantes no laboratório de Engenharia de Pesca

Os alunos do terceiro ano do Colégio Laviniense conheceram a Universidade Federal do Amazonas na tarde desta quarta-feira,15, por meio do Programa de Visitas -VIP da UFAM. A visita teve o propósito de apresentar setores aos estudantes para que eles se  familiarizassem com o ambiente universitário e tenham maior convicção sobre a escolha do curso de nível superior.

O roteiro incluiu uma palestra introdutória no auditório Eulálio Chaves, momento em que a idealizadora do Programa VIP, professora Célia Carvalho, expôs a história da Universidade, os cursos oferecidos, projetos de pesquisa, extensão e programas de apoio ao discente. Em seguida, os alunos conheceram o Laboratórios de Estudo de Desempenho Humano da Faculdade de Educação Física, o Laboratório de Engenharia de Pesca, a Oficina de Serigrafia e o Laboratório de Mecânica de Solos. Nesses locais, os jovens tiveram a oportunidade de participar de experimentos e conhecer a função de cada profissão.

Aparelho de plestimografia por deslocamento de ar Aparelho de plestimografia por deslocamento de ar

A estrutura da Universidade também surpreendeu o aluno que imaginava o campus fosse bem menor. “Foi uma grata surpresa. É bom saber das novas tecnologias e saber que a UFAM está investindo nesse tipo de atividade”, comentou João Marcos de Souto,16 anos. O estudante fez o teste de plestimografia por deslocamento de ar no Laboratório de Estudos de Desempenho Humano do departamento de Educação Física. O teste identifica o percentual de massa magra e de gordura corporal. João Marcos participa de eventos esportivos e ficou curioso diante do aparelho. “Foi legal para mim, que pratico atividades físicas. É bom saber que a Universidade possui equipamentos tão sofisticados quanto esse, dificilmente encontrados, e que são importantes para o aprendizado do aluno.”, afirmou João.

Estudantes aplicando técnicas de serigrafiaEstudantes aplicando técnicas de serigrafia

A visita foi agendada pelas psicólogas do colégio Laviniense, Sílvia Salgado e Nathali Lima, que realizam mensalmente o Projeto de Escolha Profissional – PEP e afirmam que os alunos demonstram bastante interesse em conhecer a UFAM. “É importante ir a campo, conhecer a universidade, saber quais são os profissionais que trabalham, como está o curso que eles pretendem fazer. É mais claro para os alunos entenderem isso na prática” declara a psicóloga Nathali Lima.

Psicóloga Nathali LimaPsicóloga Nathali Lima

A psicóloga afirma também que a preferência dos estudantes do Laviniense ainda é pelos cursos mais procurados, como direito, medicina e engenharias, mas que também existem alunos interessados em cursos de outras áreas como arquitetura e administração.

No momento final da visita, os alunos responderam um questionário e deram suas opiniões sobre a instituição. Os estudantes mostraram-se bastante animados com a visita e principalmente com as perspectivas de já no próximo ano virem a ser alunos da UFAM.