Laboratório do Programa Idiomas Sem Fronteiras é inaugurado na Ufam

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Após assinatura do Termo de doação, autoridades comemoram parceria bem-sucedidaNa manhã desta terça-feira, 13, foi assinado o Termo de Doação e inaugurado o Laboratório do Programa Idiomas sem fronteiras (IsF) da Universidade Federal do Amazonas. A assinatura do Termo de Doação foi realizada no Auditório da Faculdade de Direito (FD) e o descerramento da placa de inauguração realizado no Centro de Convivência da Universidade, onde o Laboratório foi instalado.

A doação dos equipamentos como microcomputadores, monitores e  estabilizadores  para o Laboratório foi realizada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), órgão do governo dos Estados Unidos encarregado de distribuir a maior parte da ajuda externa de caráter civil.

Após assinar o Termo de doação, o reitor, professor Sylvio Puga, destacou a importância desse momento para a Universidade e cumprimentou as autoridades universitárias envolvidas no processo de aquisição dos equipamentos para o laboratório, bem como os representantes diplomáticos presentes. “A Ufam está muito honrada com mais essa parceria. Parceria é a palavra-chave da nossa gestão. Esse Termo de Doação representa para nós mais um passo no sentido de transformar nossas ações em iniciativas que venham não apenas atender nossa comunidade, mas também voltadas para a nossa região. Eu também gostaria de parabenizar a todos os envolvidos neste processo e agradecer a presença dos representantes consulares de Colômbia, Cuba, Estados Unidos, França e Japão neste momento tão significativo para a nossa Universidade”.

Capacitação de jovens para o mercado de trabalho

Augusto Correa, gerente executivo do Grupo Mais Unidos, declarou que o Laboratório da Ufam é o décimo laboratório inaugurado com o apoio do Mais Unidos. “Para quem não conhece, o Grupo Mais Unidos é um Fundo de investimento social privado composto por empresas americanas sediadas no Brasil que tem por intuito capacitar os jovens brasileiros para a economia formal. Investimos nossos recursos em projetos de educação e tecnologia visando capacitar os jovens para o mercado de trabalho. O IsF é uma parceria que temos desde 2012 e esse é o décimo laboratório que inauguramos, sendo o segundo na Região Norte. Cada laboratório atende, em média, duas mil pessoas e agora em 2018, atingiremos a marca de 20 mil pessoas atendidas, o que é um orgulho para todos nós. Esperamos que todos façam bom proveito desta estrutura”, discursou.

Fortalecimento da parceriaDescerramento da placa de inauguração do Laboratório do Programa Idiomas sem fronteiras

O diretor da USAID Brasil, Michel Eddy, destacou que este é apenas o início de uma firme parceria com a Ufam. “Gostaria de agradecer ao governo brasileiro por permitir que a USAID e o Grupo Mais Unidos possam contribuir para o progresso do Programa Idiomas sem Fronteiras no Brasil. Queremos jovens integrados ao cenário internacional e ao longo dos laboratórios inaugurados já temos significativos resultados alcançados. Esperamos que hoje seja apenas o início de uma longa parceria com a Ufam, não apenas no campo de idiomas, mas uma parceria que possa abranger temas de interesse mundial, como a preservação da biodiversidade amazônica”, ressaltou.

Ufam – escolha dos próprios doadores

O vice-presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), professor Virgílio Almeida, destacou que a Ufam foi escolhida pelos próprios doadores para ser beneficiada com a doação dos equipamentos. “A escolha das Universidades beneficiadas com os investimentos da USAID e do Mais Unidos é realizada pela Secretaria de Educação do MEC, via coordenação do Programa Idioma sem Fronteiras, mas gostaria de ressaltar que a Ufam foi uma escolha dos próprios doadores. Eles mesmos detectaram a necessidade de a Ufam ter um Laboratório de Idiomas bem equipado. Para nós, essa parceria é uma alegria muito grande, pois é a confirmação de que a sociedade civil contribui cada vez mais com a educação no nosso país. Aproveito para parabenizar a todos os envolvidos da Ufam que fazem o IsF acontecer”.

A assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professora Leda Brasil, afirmou que o Programa IsF é um importante aliado da Assessoria de relações Internacionais (Arii). “ o IsF é um sonho que se transforma em realidade. É o início de uma quebra de barreira, que é o idioma, em direção a tão sonhada inclusão digital, a qual só tem a tendência de se ampliar. Através do domínio de idiomas, podemos ter acesso à economia global, internacionalizando a nossa Universidade e entregando para a sociedade profissionais mais qualificados para o mundo digital”, afirmou a professora Leda.

Vice-cônsul geral do Japão, Yoshinari Oda, e professores de Letras - Língua japonesa conferem a estrutura do laboratório inauguradoAo destacar que a barreira linguística não é exclusividade brasileira e que a Universidade Federal do Amazonas participa do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) desde sua concepção, o diretor da Faculdade de Letras, professor Wagner Barros Teixeira, afirmou que a inauguração do Laboratório é mais um marco para o êxito do IsF na Ufam. “Há cerca de um mês participei de um evento em Cuba no qual muitos pesquisadores e docentes de universidades da América Latina, do Caribe, dos Estados Unidos, da Europa e da Ásia deixaram claro que possuem problemas com a barreira linguística. Isso não é uma exclusividade do Brasil. Consciente de seu papel social e, mais ainda, da realidade plural que caracteriza a região amazônica, a Universidade Federal do Amazonas, desde o início da implementação do Programa IsF, entendeu ser uma iniciativa de vital importância para sua comunidade, seja para apoiar as ações de mobilidade para o exterior, receber estrangeiros e ser um meio de apoiar a consolidação da internacionalização das ações da Universidade. Hoje, a inauguração do Laboratório de Idiomas do NucLi do Programa IsF na Faculdade de Letras é um momento marcante, pois permitirá a integração de novas tecnologias às aulas, ampliando as possibilidades para todos os envolvidos”.

Sobre o Idiomas sem Fronteiras

O Programa Idiomas sem Fronteiras foi criado em 2012 por um grupo de especialistas em Línguas Estrangeiras a pedido da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) para auxiliar estudantes de nível superior a terem acesso aos programas de mobilidade ofertados pelo Governo Federal.

Confira notícia relacionada: 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable