Ufam inaugura Laboratório de Línguas do IsF

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Na terça-feira, 13, às 10h, a Ufam, por meio da Faculdade de Letras (Flet), inaugura o Laboratório do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). Voltado a capacitar pessoas por meio de cursos de uso específico das línguas, o Núcleo de Línguas da Ufam (NucLi) já treinou mais de 5 mil alunos. A solenidade de inauguração será realizada no auditório da Faculdade de Direito, com visita às instalações do IsF no Centro de Convivência, situado no setor Norte do campus.

O Laboratório de Línguas do NucLi tem como finalidade principal se constituir em um espaço para o ensino e a aprendizagem de idiomas para estudantes e professores participantes e será inaugurado contendo 21 microcomputadores, monitores 20 polegadas,  estabilizadores, headphones com microfone e  mini webcam 5 megabytes. O local dará suporte para a realização de atividades como aulas de idiomas, nas modalidades presencial e online, aplicação de testes de nivelamento e de proficiência, elaboração de projetos de pesquisa, de extensão e didático-pedagógicos e realização de palestras, cursos e orientações visando à qualificação da formação docente e discente, no âmbito do Programa IsF.

Os cursos de inglês, francês, japonês e português para estrangeiros são voltados para docentes, estudantes e técnico-administrativos da Ufam e são ofertados nas modalidades presenciais e online.

Como estudar no Nucli Ufam

Os interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em uma área específica dos idiomas do Nucli devem realizar o exame de proficiência Toefl ITP (oferecido pela Ufam) ou My English Online (MEO), no caso do inglês. Para participar dos cursos é preciso obter o conceito A2 em um dos exames. A partir daí, é necessário verificar quais os cursos e modalidades disponíveis na plataforma do IsF e submeter inscrição.

Os cursos são de fluxo continuo, todos os meses ocorre a oferta de cursos de curta duração. Atualmente, o Nucli está com inscrições abertas para o curso presencial de inglês nas áreas abaixo:

Dias e Horários

Compreensão escrita: estratégias

Terça e Quinta, das 18h às 20h30

Produção Oral: entrevistas

Terça e Quinta, das 18h30 às 20h30

TOEFL ITP: Simulados

Produção Escrita: parágrafos

Terça e Quinta, das 16h às 18h

TOEFL ITP: Estratégias

TOEFL ITP: Simulados

Terça e Quinta, das 12h às 14h

Exames de proficiência: familiarização

Compreensão escrita: estratégias

Segunda e Quarta, das 10h às 12h

São oferecidas 200 vagas, sendo 25 para cada curso específico, com duração de 16h cada.

Acesse o edital do IsF disponível no link: http://isf.mec.gov.br/images/2018/Edital04_2018_IsFIngles.pdf

As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente no link: http://isfaluno.mec.gov.br   até às 12h do dia 15 de março (quinta-feira), horário oficial de Brasília.

Outras informações pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo./ 3305-1181 ramal 2124 ou 99152-6984.

Sobre o IsF

O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2012, apenas como Inglês sem Fronteiras,  com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização e contribuir para desenvolvimento de uma política linguística nas universidades brasileiras.

Por meio do programa, além de capacitar os inscritos nos idiomas do programa, estudantes dos cursos de licenciatura em Letras, Línguas estrangeiras podem realizar residência docente, o que auxilia na formação dos futuros profissionais.

Inauguração do Laboratório de Línguas

Data: 14/03/2018