Ufam outorga título nesta segunda-feira, 12. Solenidade acontece no auditório Samaúma, da FCA, no setor Sul

Por Carla Santos
Equipe Ascom Ufam

Mais novo detentor da honraria, Roberto Gesta é bacharel em Direito pela UfamMais novo detentor da honraria, Roberto Gesta é bacharel em Direito pela Ufam

O reitor e o vice-reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga e o professor Jacob Cohen, respectivamente, convidam a comunidade acadêmica para nesta segunda-feira, dia 12 de novembro, fazer-se presente à solenidade de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao bacharel Roberto Gesta de Melo. A cerimônia acontece às 10h, no auditório Samaúma, da Faculdade de Ciências Agrárias, setor Sul do Campus  Universitário.

A condecoração foi aprovada pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Consuni), em fevereiro deste ano, por unanimidade. Bacharel em Direito pela Ufam, ele teve o nome sugerido pelas Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) e de Direito (FD).

A trajetória de vida de Roberto Gesta de Melo se confunde com a do esporte do Amazonas. Sempre atrelada a essas atividades, eventualmente ocupando cargos de gestão, o agraciado é conhecido e respeitado por, também, manter um dos maiores acervos de peças olímpicas do mundo.

Para análise da proposta, o reitor da Ufam, professor Sylvio Mario Puga Ferreira, procedeu à instalação de uma comissão de avaliação do currículo de Roberto Gesta de Melo. Compunham essa comissão a diretora da Faculdade de Artes (Faartes), professora Rosemara Staub, o professor da Faculdade de Medicina, Edson Andrade, o diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Raimundo Passos e o diretor da Faculdade de Direito, o professor Carlos Alberto Ramos Filho. A professora da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, a imortal da Academia Amazonense de Letras, professora Artemis Soares, foi a responsável pela leitura do currículo do agraciado.

Da aprovação pelo Conselho - Emocionados, o professor Afonso Celso Brandão Nina, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, o ex-presidente da Federação Amazonense de Voleibol, Pedro Augusto e o professor Jorge Bento, da Universidade do Porto, também honoris causa da Ufam, pronunciaram-se em defesa da concessão do título. O momento mais emocionante foi o do discurso do radialista Arnaldo Santos, que se deu de forma espontânea e que levou alguns dos presentes às lágrimas.

Currículo de Roberto Gesta - Atualmente, Roberto Gesta de Melo exerce as seguintes funções desportivas: presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo e presidente da Associação Ibero-Americana de Atletismo. É representante da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e integra a Comissão Executiva e das Comissões de Desenvolvimento, Finanças e Competições.

É membro da Assembleia Geral e coordenador de publicações da Confederação Brasileira de Atletismo. Também membro da Comissão Executiva e das Comissões de Desenvolvimento, Finanças e Competições e presidente da Comissão do Legado Histórico do Atletismo.

Ocupou, ainda, a subchefia da Casa Civil do Governo do Estado do Amazonas, foi coordenador no Amazonas do Programa Procarta do Ministério da Educação; superintendente de Esportes do Governo do Estado do Amazonas; superintendente de Esportes do Governo do Estado do Amazonas; secretário extraordinário do Governo do Amazonas; membro da Sociedade Internacional dos Historiadores Olímpicos e membro do Olympin.

Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Amazonas reúne para debater, entre outras pautas, a concessão de título de honoris causa a um dos maiores nomes do esporte no AmazonasConselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Amazonas reúne para debater, entre outras pautas, a concessão de título de honoris causa a um dos maiores nomes do esporte no Amazonas