Tricampeã: Professores da Ufam desfilam pela 'Reino Unido' que vence com enredo em homenagem a educadores

 

 

Carla Santos
Equipe Ascom Ufam
 
Prestando homenagem a professores de todo o Amazonas, com o enredo “Ao Mestre com Carinho, na Escola da Vida eu Sou Professor”, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Reino Unido da Liberdade conquistou o tricampeonato do Grupo Especial do Carnaval Amazonense de 2018. 
 
Dando destaque à profissão escolhida por 'anjos', os quais cumprem, muitas vezes, o papel de ‘pai, mãe, amigo leal’, que ‘enfrentam a adversidade com dignidade sem perder a esperança’, até ‘singrando os rios, estradas de chão’ para levar conhecimento aos seus alunos, o enredo foi responsável por ajudar a garantir 178,3 pontos, deixando a Vila da Barra e Unidos do Alvorada em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Em cima dos carros, a pé e por entre as alas, professores participaram, recebendo demonstrações de apoio e carinho. A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) também teve representantes, os quais percorreram 400 metros da avenida do samba, no último sábado, dia 10. 
 
Além de ser uma das maiores representações da expressividade cultural do País, o enredo que sagrou o Reino Unido da Liberdade empolgou e encheu de orgulho os professores da Universidade Federal do Amazonas, Almir Liberatto e Artemis de Araújo Soares. Consensualmente, ambos se sentiram privilegiados, honrados e verdadeiros "amuletos". Ele, egresso da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), atual chefe de gabinete da Instituição e ela, também oriunda da Feff e imortal da Academia Amazonense de Letras, falaram da experiência momesca, a convite do professor aposentado da Ufam, Gedeão Amorim. 

Professora Artemis (E), professor Almir (2º à esquerda) e professor Gedeão (2º da direita para a esquerda).Professora Artemis (E), professor Almir (2º à esquerda) e professor Gedeão (2º da direita para a esquerda).

“Fomos convidados para representar a Universidade, por segundo ele, termos uma folha de serviços prestados à sociedade e nós aceitamos, de bom grado e muita felicidade, participar desse momento”, disse a professora Artêmis. “Há mais de dez anos participo de desfiles no Rio de Janeiro, sou brincante da Mangueira, mas participar do carnaval da minha cidade, num contexto tão especial, foi ímpar”, ressaltou. 
 
O chefe de gabinete da Administração Superior, professor Almir Liberato, deu detalhes do desfile. “Desfilamos no carro da escola batizado como ‘Professores Ilustres’. Fiquei muito honrado pelo convite. Além de mim e do professor Gedeão, também participaram a professora Artemis e o professor Manoel do Carmo Chaves. Foi uma experiência, muito gratificante. Foi um desfile brilhante, que propiciou muita alegria para o público presente, e entusiasmou toda a escola. Desse desfile a Reino Unido se consagrou campeã do carnaval de Manaus”, disse. 
 
Com a conquista de 2018, o Reino já soma 12 títulos. Ano passado, em 2017, ganhou com o tema “No Reino das fontes de vida, o Morro em movimento sustentável faz a diferença”, e em 2016 foi campeã junto com a G.R.E.S. Mocidade Independente de Aparecida, onde apresentou o tema “Na arte de se comunicar, vem meu Reino encantar”.
 
Ranking do Carnaval Amazonense 2018 - A Escola de Samba Vila da Barra, com 177,1 pontos foi a agremiação que ficou em segundo lugar, levando para a avenida do samba o enredo “Grito”, sobre diferentes momentos, daquele, dado no ato da Independência do Brasil por Dom Pedro I (“Independência ou Morte!”) ao pela Amazônia. O terceiro lugar ficou com Unidos do Alvorada, que alcançou 176,5 pontos. 
 
No próximo sábado, a agremiação campeã se apresenta novamente, agora, no Desfile das Campeãs.
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable