Ufam encerra semana de matrícula de aprovados no PSC e Sisu

Sandra Siqueira e Marion Litaiff
Equipe Ascom Ufam

Maria Isabel e sua mãe comemoram conquista de vaga na UFAM.Maria Isabel e sua mãe comemoram conquista de vaga na UFAM.

Mais de três mil candidatos são aguardados durante a semana de matrícula institucional dos aprovados no Processo Seletivo Contínuo (PSC) e Sistema Seletivo Unificado (Sisu) 2018 que iniciou nesta segunda, 5,  e segue até esta sexta-feira, 9, no Auditório Eulálio Chaves, em Manaus, e nos campi da Ufam no interior do Amazonas.

A semana de matrículas iniciou com a presença do reitor da Instituição, professor Sylvio Puga, o qual abriu os trabalhos e deu as boas vindas aos novos universitários.

De acordo com o Pró-Reitor em exercício da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), Luiz Simão Botelho Neves, para o primeiro dia de matrícula na capital são esperados perto de 700 estudantes dos cursos Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Letras, Língua e Literatura Espanhola, Ciências Econômicas e Geografia. “Peço aos candidatos que obedeçam ao calendário do edital e estejam bem atentos à documentação exigida, principalmente, os do último dia porque não terão mais tempo para complementar a documentação”, orienta.

Mateus de Sá é o segundo da família a ingressar em uma universidade.Mateus de Sá é o segundo da família a ingressar em uma universidade.

Até sexta-feira, os aprovados nos processos seletivos adotados na Ufam poderão efetuar a matrícula de acordo com o cronograma apresentado no edital.

As aulas do primeiro período de 2018 terão início dia 5 de março.Já os estudantes cujos cursos tem início no segundo período do ano, devem comparecer às salas de aula em 6 de agosto.

Calouros 2018

Aprovado para Pedagogia por meio do PSC, Mateus de Sá Carlos, tem 18 anos e diz que para alcançar esse êxito é necessário que o estudante se supere a cada etapa do processo seletivo. “A meta é tirar cada vez a nota maior”, instrui.

Para Mateus, que é o segundo da família a ingressar numa universidade, a influência da tia, que é pedagoga, foi decisiva para escolha do curso. “Sempre quis trabalhar nessa área”, expõe, ao declarar que irá usufruir de toda a estrutura da Universidade para aprimorar a sua graduação.

Maria Isabel Nogueira Nascimento, 17 anos, foi aprovada para o curso de Letras, Língua e Literatura Espanhola pelo Sisu. Estudante de escola pública, para ela a notícia da aprovação para a Ufam foi a coroação por seu esforço e dedicação aos estudos. “A semana do Sisu foi de grande expectativa. No último dia, eu acordei bem cedo só para ver a nota. Quando eu vi: Aprovada na UFAM. Parabéns!, eu fiquei muito feliz. Chorei de alegria. Avisei a família toda e agora estou aqui fazendo a minha matrícula”, conta ao lado da mãe.

Reitor, professor Sylvio Puga (D) e pró-reitor da Proeg em exercício, professor Luiz Botelho, dão início aos trabalhos, recepcionando os novos alunos Reitor, professor Sylvio Puga (D) e pró-reitor da Proeg em exercício, professor Luiz Botelho, dão início aos trabalhos, recepcionando os novos alunos

A caloura que sempre se interessou por idiomas e pretende visitar países de Língua Espanhola para aprender mais sobre eles e, assim, ter maior propriedade no exercício profissional, afirma que está animada com este novo momento de sua formação e que manterá o mesmo compromisso com os estudos que a trouxe até aqui.

“Espero que o curso atenda às minhas expectativas e espero atender às expectativas da universidade também”, diz.

Márcia Cristina Nascimento compartilhou com a primeira filha toda a trajetória de preparação para o processo seletivo e agora celebra com ela essa importante conquista. “Foi um período de ansiedade tanto para ela quanto para nós. A gente procurou tranquilizá-la em todo esse percurso para que alcançasse o objetivo. E graças a Deus, ela conseguiu”, relembra.

Para Márcia, os pais são fundamentais nessa fase pelo apoio e orientação que podem proporcionar aos filhos ainda tão jovens, mas é importante deixá-los decidir os próprios caminhos, como a carreira a seguir. “A pessoa tem mais chance de obter sucesso fazendo aquilo que gosta”, acredita. Sobre a aprovação da filha, ela diz: “Foi uma alegria para todos nós, um orgulho. Eu desejo que ela tenha muito sucesso nessa caminhada aqui na Ufam”.

Ana Beatriz, caloura de Ciências Econômicas.Ana Beatriz, caloura de Ciências Econômicas.

Informativo ‘NOSSA UFAM’

Em formato que remete a um passaporte, foi entregue aos novos alunos da Universidade o informativo ‘Nossa Ufam’, que reúne dados importantes para o início da vida acadêmica dos calouros. O material apresenta aos discentes os principais departamentos da administração superior, como as Pró-Reitorias, a Assessoria de Relações Internacionais, e a prefeitura do campus e informa sobre os serviços essenciais, como os Restaurantes Universitários, bibliotecas, linhas de ônibus, o aplicativo e-Campus Mob, entre outros. Com o informativo ‘Nossa Ufam’, também será possível conhecer alguns dos Centros Acadêmicos da Universidade, que funcionam como representação dos estudantes na graduação.

Acesse o informativo clicando em Nossa UFAM.