Servidores da Ufam graduam-se em Administração Universitária

Ufam forma 33 servidores em Administração UniversitáriaUfam forma 33 servidores em Administração Universitária

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

O dia 1º de fevereiro de 2018 foi especial para 33 técnico-administrativos em Educação (TAE) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Eles concluíram o curso de Administração Universitária, graduação sequencial específica para esse público e ministrada na Faculdade de Estudos Sociais (FES). O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a cerimônia de outorga.

Dentre os formandos, Edson Silva Menezes, carinhosamente chamado de ‘Passarinho’ pelos colegas ao longo dos quase 43 anos de serviços prestados na Universidade. “Trabalho na Ufam desde 1975 e finalmente consegui a minha graduação, graças ao incentivo de amigos que já tinham feito o curso”, recordou o TAE, que atua no Setor de Transportes da Prefeitura do Campus (PCU).

Também da PCU, Eleir de Almeida Colares tem ainda mais tempo de casa: “No dia primeiro de março, eu completo 44 anos como servidor”. Ele conta que uma das principais incentivadoras para a realização desse sonho foi a filha, Ellen Carolina, também servidora da Ufam. “A Ellen é advogada e trabalha no Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito [NPJ/FD] como administrativo”, disse Eleir, para quem a graduação deve aprimorar conhecimentos a aplicados no setor de trabalho.

Preparamos um álbum com as melhores fotos da Cerimônia de Ortorga. Confira na nossa fanpage!

Conquista & mérito

Reitor Sylvio Puga afirmou: "Agora é possível que os egressos incrementem sua atuação profissional"Reitor Sylvio Puga afirmou: "Agora é possível que os egressos incrementem sua atuação profissional"Ao parabenizar os formandos, o professor Puga observou que o referido curso, já na terceira turma, tem contribuído, simultaneamente, para o crescimento pessoal de cada servidor e para a excelência das ações institucionais. “As disciplinas têm enfoque nos conceitos que envolvem a gestão universitária, contemplando conteúdos com os quais os alunos já têm prática”, disse.

“Esta é uma grande oportunidade que a Ufam oferece aos seus servidores, sejam eles novos ou antigos na Instituição. O saber não tem idade, ele necessita apenas do esforço dos nossos técnicos em participar de um processo de educação continuada”, afirmou o reitor. “A partir de agora, é possível que os egressos incrementem sua atuação profissional pelo exercício de chefia e liderança nos respectivos setores”, sustentou o reitor.

Diretor da FES, o professor Jorge Campos foi enfático: “Isto é importantíssimo, porque a Ufam demonstra o seu respeito pelos colaboradores. Além de se profissionalizar para as tendências do mercado de trabalho, eles realizam os seus projetos de vida”. “Pensem que a função de vocês será a de fazer planejamento, organização, direção e controle. Os administradores são como os médicos para as organizações, fazendo-as funcionar bem”, comparou o docente, dirigindo-se aos formandos.

Os acadêmicos do curso sequencial de formação específica em Administração Universitária aprenderam como ocorrem os processos e os serviços públicos e como se comportam os seus clientes. “Quando a Ufam investe no capital intelectual de seus servidores, melhora também suas próprias tecnologias em termos de gestão, processos e produtos”, concluiu o diretor da FES.

Em casa

Acumulando as funções de paraninfo da turma, chefe do Departamento de Administração e coordenador do curso, o professor Tristão Sócrates Cavalcante falou sobre competência e determinação. “Foi um grande desafio ensinar a vocês, porque nós estamos lidando com colegas que dominam profundamente os processos que ocorrem na Ufam”, apontou, ao frisar ainda que “competência significa conhecimento”, e não há idade para aprender, aludindo ao perfil da turma, formada em geral por servidores com muitos anos de casa. “Realmente foi muito bom lidar com vocês nesse trajeto. Desejo sucesso a todos, muito mais do que sorte”, completou.

Emoção tomou conta de formandos, professores, parentes e colegas de trabalho durante a conquista do diplomaEmoção tomou conta de formandos, professores, parentes e colegas de trabalho durante a conquista do diplomaHomenageada, a professora Jean Serrão de Oliveira disse estar honrada por contribuir com a formação de seus colegas servidores. “Na graduação, vocês sempre buscaram excelência com o objetivo de serem cada vez melhores”, lembrou. “Os momentos difíceis nós ultrapassados com profissionalismo”, completou a professora Jean Serrão. Ao falar do futuro, ela mencionou um trecho de Fernando Pessoa. “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia”, motivando os egressos a buscarem novas metas, outros desafios.

O coordenador de Recrutamento e Seleção, TAE Arquelau Carvalho do Nascimento Neto, representou a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) na solenidade. Em seu discurso, agradeceu aos colegas companhia na jornada rumo à qualificação. “Eu só tenho a agradecer. A formatura é o começo de uma nova e importante etapa. Por sua vez, a Ufam inova ao oferecer uma qualificação completa e sólida aos seus servidores”, reconheceu o gestor.

Recém-formada, Nubiane dos Santos foi a oradora da turma. Emocionou-se ao lembrar a colega Maria da Paixão Silva, homenageada da turma in memoriam. “Um dos momentos mais difíceis foi lidar com a perda da querida Maria da Paixão”, recordou. A egressa mencionou ainda momentos de alegria e colaboração entre os então graduandos. “Entre nós, nunca houve preconceito ou competição. Crescemos e avançamos cada etapa juntos. Hoje é a noite da coroação de um esforço coletivo”, disse a servidora com emoção aparente.

Lista de recém-formados

1.       Allan dos Santos Pinto