Pedra fundamental marca início da instalação do Centro Universitário de São Gabriel da Cachoeira

Pedra fundamental sinaliza início da realização de um sonho para a população localPedra fundamental sinaliza início da realização de um sonho para a população local

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom

Mais um passo foi dado para a instalação da sede da Universidade Federal do Amazonas em São Gabriel da Cachoeira. Na manhã de terça-feira, 30, foi realizada a cerimônia de lançamento da pedra fundamental que marca o início da construção do Centro Universitário da Ufam no município.

Com projeto original da gestão do reitor Nelson Fraiji (1993/1997), a interiorização da Ufam para a região da Cabeça do Cachorro, ao Norte do Amazonas, foi decidida em 1997, por meio da Resolução nº 22 do Conselho Universitário (Consuni).

Com a presença de autoridades acadêmicas e políticas e da comunidade local, a solenidade mostrou o compromisso firmado pela Ufam em fortalecer suas ações para o desenvolvimento de São Gabriel da Cachoeira, dentro de sua área de atuação, agora com presença permanente.  Em pronunciamento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, discorreu sobre a importância dessa realização para a Universidade e para o município que abriga a maior comunidade indígena do Brasil. O gestor ressaltou a grande contribuição que a medida dará para a formação de futuras gerações. “Isso faz parte de um plano nosso de nos instalarmos definitivamente no município de São Gabriel, com professores e técnico-administrativos próprios, concursados, e com alunos que farão o processo seletivo e aqui farão o seu curso regular”, revelou. “Vamos tornar realidade o sonho de São Gabriel”, disse, ao convidar uma criança local para descerrar a placa da pedra fundamental simbolizando com isso o serviço que a Universidade prestará para ela num futuro breve.

Parceiro da Ufam nesta significante iniciativa, o Exército brasileiro, por meio do General Omar Zendim, declarou que a presença da Universidade em São Gabriel sinaliza a preocupação da Instituição com as pessoas que ali habitam, além de contribuir para maior soberania do País. “Na geopolítica não existe espaço não ocupado. Alguém irá ocupar aquele espaço algum dia. A Amazônia e a Patagônia são dois vazios que podem ser ocupados. Temos de trabalhar de maneira racional na Amazônia. Não se admite estarmos na maior província mineral do planeta e as nossas comunidades indígenas passarem fome. Então, nos conforta saber que a Ufam está aqui preocupada com tudo isso e que irá beneficiar essas populações”, declarou.

Público testemunha momento histórico para São Gabriel da Cachoeira.Público testemunha momento histórico para São Gabriel da Cachoeira.O prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Cloves Saldanha, é também um dos apoiadores do projeto. Para ele, a sede permanente da Ufam no local é fruto da persistência indígena e trará resultados importantes para a população. “Quero agradecer a vocês que vêm com as pessoas que vão lutar para clarear a mente do nosso povo. Isso aqui é um sonho do nosso povo. Povo guerreiro que seus filhos um dia vão colher os frutos desse trabalho”, declarou à comitiva da Universidade.

A implantação do Centro Universitário está vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proext), cujo pró-reitor, professor Ricardo Bessa, participou da concepção do campus em 1997, quando foi diretor da Proext. “A Universidade se instala para produzir conhecimentos sobre a realidade daqui e reproduzi-los de modo que a comunidade possa absorver esses conhecimentos e melhorar suas condições de vida. Nós queremos contribuir para a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano de todos aqueles que vivem aqui”, expôs.

O reitor Sylvio Puga informou que na próxima semana está agendada conversa com o ministro da Educação para tratarem da aquisição de recursos para a efetiva construção da obra.