'Velha Jaqueira' em contagem regressiva para receber homenagem da Banda do Boulevard

Na construção histórica, reitor, organizadores do movimento e da Banda do Boulevard afinam as ações para valorizar o prédio centenárioNa construção histórica, reitor, organizadores do movimento e da Banda do Boulevard afinam as ações para valorizar o prédio centenário

Por Carla Santos
Equipe Ascom Ufam

O Movimento ‘Salve a Velha Jaqueira’, constituído há pouco mais de dois anos por egressos e simpatizantes que buscam a revitalização da antiga sede da Faculdade de Direito, no centro histórico de Manaus, está em contagem regressiva para a realização de uma das mais tradicionais bandas momescas da cidade, a Banda do Boulevard, que vem com o tema 'Abre tuas portas, Jaqueira querida'. Nesta quinta-feira, 25, integrantes do Movimento e o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, estiveram no prédio histórico para receber a imprensa e promover a divulgação do 'Esquenta da Banda do Boulevard', que acontece neste domingo, 28 de janeiro, mas que tomará as ruas, oficialmente, no dia 04 de fevereiro, prometendo superar o público de 2017, onde mais de 150 mil pessoas se reuniram para brincar o Carnaval.

Além do reitor, estiveram presentes na oportunidade o idealizador do movimento, o advogado Júlio Antônio Lopes,  a atual diretoria da Faculdade de Direito, o diretor, professor Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho e o vice-diretor, professor Adriano Fernandes Ferreira, o presidente da Banda do Boulevard, Manoel do Carmo Chaves Neto, o juiz de Direito Luís Cláudio Cabral Chaves e o advogado Cassius Clei Aguiar. A entrevista foi concedida à TV Amazonas, emissora do Grupo Rede Amazônica de Rádio e Televisão.

O reitor falou da importância histórica do prédio, seu valor social e cultural para a sociedade amazonense e do compromisso da Universidade em resgatar o patrimônio. "A Ufam está muito feliz e muito honrada por apoiar essa expressão cultural que valoriza nossa identidade a partir da sua criação, ainda como Universidade Livre de Manaus. Tenho certeza de que o Carnaval de Manaus terá um brilho especial com o tema da Banda do Boulevard", disse.

"Nós já estamos trabalhando no projeto de restauro, feito por engenheiros da Universidade e, concluída essa etapa, prosseguiremos com a viabilização dos recursos para que essa importante obra seja concretizada e entregue à população amazonense”, completou o reitor, professor Sylvio Puga.

O presidente da agremiação Banda do Boulevard falou da relação afetiva com a 'Velha Jaqueira'. “A Banda do Boulverd quer sensibilizar a população do nosso estado para que brinquemos o Carnaval, mas também possamos ecoar a mensagem do quanto esse espaço foi e é relevante histórica e culturalmente para o Amazonas", salientou Manoel do Carmo Chaves Neto.

O idealizador do Movimento 'Salve a Velha Jaqueira', o advogado e jornalista Júlio Lopes, relembrou um dos momentos mais marcantes enquanto aluno, durante sua passagem pela Faculdade que, por mais de 70 anos, funcionou no entorno da Igreja dos Remédios. “Foi a primeira Faculdade a receber o então relator da Constituinte, o ex-senador Bernardo Cabral. A pedido do Centro Acadêmico, o qual presidi, ele veio e fez uma palestra e distribuiu exemplares da Constituição. Foi um momento de grande emoção para todos. O Movimento Salve a Jaqueira, formado por eminentes nomes da comunidade jurídica local, é o dínamo que tem mantido esse sonho coletivo de restauração e destinação útil do prédio da FD, abraçado pela nova gestão da Ufam, vivo e vibrante", disse.

O atual diretor da Faculdade de Direito, professor Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho justifica o porquê da afetuosidade com a causa da 'Velha Jaqueira'. "Nesse prédio várias gerações estudaram, tanto na graduação quanto na especialização, então ele mexe com o lado sentimental de quem passou por aqui", revelou.