Proext lança editais de quatro Programas de Extensão

É imprescindível ler o edital completo da modalidade pretendida, certificando-se de que atende a todas as exigências para a submissão da proposta

O Departamento de Programas e Projetos de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (DProex/Proext/Ufam) torna públicos os editais para submissão de propostas em quatro programas: 1) Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (PAREC); 2) Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX); 3) Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE 2018/01); e 4) Programa para institucionalização de Ligas Acadêmicas (Lacad 2018).

Acesse os editais e os formulários na página da Proext: http://www.proexti.ufam.edu.br/

Apoio à Realização de Cursos e Eventos

Para o PAREC, serão recebidas propostas com o prazo mínimo de 60 dias de antecedência do início previsto para o evento, via plataforma SIGPROJ. Para concorrer, é necessário ser docente ou técnico vinculado ao quadro da Ufam, discente de pós-graduação, de graduação ou líder de associação ou comunidade, obedecendo às exigências do edital. Para a modalidade, a Proext fornece kit de divulgação quando solicitado pelo proponente, após a aprovação do projeto.

110 Bolsas de Extensão

A seleção de projetos para o PIBEX contempla Unidades Acadêmicas e Órgãos Suplementares da Ufam, com oferta de 110 bolsas de extensão ao todo. Para essa modalidade, as propostas devem ser inscritas até o dia 19 de fevereiro de 2018, na Secretaria da Direção ou no Comexi da unidade de lotação do proponente, e o resultado será divulgado no dia 30 de março.

Coordenadores e vice-coordenadores devem ser docentes do quadro, substitutos ou visitantes, devendo estes comprovar o vínculo com a Ufam durante execução do projeto; já a função de vice-coordenador técnico será exercida por técnico-administrativos. O bolsista deve ser discente regulamente matriculado em curso de graduação e ter disponibilidade de 20 horas semanais para atuar no projeto. Outras exigências estão disponíveis no edital.

Atividade Curricular e Ligas Acadêmicas

O último edital diz respeito às propostas de atividade curricular de extensão a serem executadas no primeiro semestre de 2018 e à institucionalização das Ligas Acadêmicas (PACE e Lacad). A realização dessas modalidades extensionistas poderá ser aproveitada pelos discentes como créditos optativos ou horas de Atividade Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), diretamente no histórico escolar. As inscrições serão recebidas até o dia 19 de fevereiro de 2018, na Secretaria da Direção ou no Comexi da unidade de lotação do proponente.

Para propor projeto ao PACE 2018/01, é necessário estar no perfil adequado, submeter o formulário devidamente preenchido e apresentar toda a documentação exigida no edital. Dos discentes, exige-se matrícula regular em curso de graduação da Ufam e o cumprimento de ao menos 75% da carga horária de 60 horas. A lista de aprovados será divulgada em 30 de março.

Para propor a institucionalização de Liga Acadêmica, o proponente deve ser docente com formação na área da proposta submetida, podendo coordenar até duas Ligas. Já os discentes voluntários devem estar regularmente matriculados em curso de graduação da Ufam ou de outra Instituição. O edital solicita documentação suplementar dos discentes externos.