Propesp anuncia novos doutorados interinstitucionais

Na Unesp, professora Selma Baçal e professor Henry Vieira se reúnem com o Pró-reitor de Pós-Graduação da instituição João Neto.Na Unesp, professora Selma Baçal e professor Henry Vieira se reúnem com o Pró-reitor de Pós-Graduação da instituição João Neto.

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

De 18 a 20 de dezembro, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal e o diretor do Departamento de Programas Institucionais (DPI) da respectiva pró-reitoria, professor Henry Dantas Vieira, estiveram em São Paulo para viabilizar parcerias para o oferecimento de doutorados Interinstitucionais na Ufam (Dinter).

“Depois de uma interrupção de cinco anos, voltamos a formar as parcerias para que a Ufam possa oferecer doutorados interinstitucionais. Nesta viagem mais recente, visitamos a Unesp, a USP e a Unicamp para prospectar essas parcerias. Já temos acertados quatro doutorados interinstitucionais, que são o doutorado em Ciências da Comunicação, com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); o doutorado em Ciências da Informação, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Marília; o Programa de Pós-Graduação Equipe da Propesp Ufam em reunião com o professor Marco Rufino e docentes do PPG Filosofia, na Unicamp.Equipe da Propesp Ufam em reunião com o professor Marco Rufino e docentes do PPG Filosofia, na Unicamp.em Enfermagem na Saúde do Adulto (Proesa), com a USP, o qual será oferecido em Coari para fortalecer a área de saúde em Coari e adjacências, além do doutorado em Filosofia, que será em parceria com a Unicamp. Além disso, estamos em tratativas para o Dinter em Medicina e o Dinter em Ciência dos Materiais com a Unesp”, destacou a pró-reitora.

Formação de docentes e técnicos

Em 2017 foi iniciado o Dinter em Letras, em parceria com a Universidade de Brasília, e a expectativa é que a Propesp apresente mais seis projetos de Dinter em 2018. “Em 2018 queremos apresentar à Capes seis projetos de doutorados interinstitucionais para formar, sobretudo, docentes, mas também pedimos vagas suplementares para a formação de Técnicos-administrativos em Educação da Ufam”, afirmou a pró-reitora Selma Baçal.