Campus de Parintins é o grande campeão do XII Juufam

Por Carla Santos e Carolina Lemos
Equipe Ascom

Na noite desta terça-feira, 19 de dezembro, aconteceu a cerimônia de encerramento da XII edição dos Jogos Universitários da Ufam – Juufam, na quadra da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, setor sul do campus. A solenidade contou com a presença do reitor da Universidade, professor Sylvio Puga, da Pró-reitora de Gestão de Pessoas, Vanusa Firmo, da Diretora de Assistência Estudantil, Mônica Cristina, e do diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, João Libardoni.

Professor Libardoni declarou estar muito feliz e que o Juufam é um momento muito especial para a Faculdade de Educação Física e para a Ufam. “O que nós vivemos aqui agora, desde todas as apresentações, é uma emoção que acontece devido a um fenômeno chamado esporte. O esporte é uma manifestação social e cultural que tem como princípio unir e emocionar as pessoas. O esporte tem também como essência, apesar do espírito competitivo, a cooperação, a participação”, afirmou o diretor da FEFF.

Para a Pró-reitora Vanusa Firmo, a parceria e a confiança dos alunos, por meio das representações dos centros acadêmicos dos cursos, foram a tônica do evento. “Agradecemos a todos pelo empenho em realizar os Jogos Universitários. Ao Daest e ao DELC pela realização do Juufam e, em especial, aos alunos, que brilharam e fizeram acontecer essa semana maravilhosa dos jogos universitários”,  declarou Vanusa.

Já o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, parabenizou todos os envolvidos na realização dos Jogos. “Parabéns a todos vocês, que são os grandes protagonistas dessa noite e a energia que moveu cada um em todas as modalidades esportivas é a energia que nos move para avançar cada vez mais em nossa universidade”, finalizou o reitor.

Após a abertura, houve desfile das delegações dos cursos que participaram do Juufam, entrega de medalhas para os melhores de cada modalidade e as premiações para atleta revelação, destaque, melhor torcida e da classificação geral.

Como atleta revelação, a premiada foi a aluna Alissandra Araújo, do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, em Parintins. O destaque da competição foi a equipe de Handebol da delegação de Itacoatiara. Já como melhor torcida, foi escolhida a do campus de Parintins, que também foi o campeão geral desta edição dos jogos, com o total de 40 medalhas de ouro, 7 de prata e 10 de bronze.

O técnico Agnaldo de Souza Ferreira, do Laboratório de Práticas Motoras do ICSEZ, de Parintins, declarou que o resultado do instituto nessa edição do Juufam se deve à nova geração de alunos-atletas. “Temos uma geração de atletas muito bons, principalmente nessa parte de atletismo, nós estamos muito bem servidos, e também estamos investindo nos esportes coletivos com projetos que incentivam a prática entre os alunos”, afirmou Agnaldo.

Em segundo lugar, na classificação geral, ficou o curso de Educação Física, com 18 medalhas de ouro, 20 de prata e 6 de bronze, e em terceiro, o curso de Medicina, com 5 ouros, 6 pratas e 7 bronzes.

A XII edição dos Jogos Universitários contou com a participação mais de 4 mil alunos de 44 cursos do campus Manaus e 5 equipes dos campi fora da sede que disputaram 14 modalidades esportivas durante sete dias de evento.

Confira o quadro de medalhas final: