Professor Edson Andrade, do curso de Medicina da Ufam, recebe homenagem do CFM

Doutor em Pneumologia, o professor Edson Andrade presidiu o Conselho Federal de Medicina durante 10 anos.

Professor Edson Andrade (à direita) com os colegas que também atuaram como presidentes do CFM. Foto: Divulgação CFM Professor Edson Andrade (à direita) com os colegas que também atuaram como presidentes do CFM. Foto: Divulgação CFM Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

O Conselho Federal de Medicina (CFM), sediado em Brasília, promoveu, no último dia 12 de dezembro, solenidade comemorativa pelos 60 anos da Lei que instituiu o Conselho Federal (CFM) e os Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) como órgãos supervisores da ética profissional e, ao mesmo tempo, julgadores e disciplinadores da classe médica.

Durante o evento foram homenageados médicos que se destacaram por suas trajetórias e seis ex-presidentes do CFM. Entre os ex-presidentes homenageados está o professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pneumologista Edson Andrade, que presidiu a entidade durante uma década, de 1999 a 2009.

Doutor Edson Andrade destacou que recebe a homenagem como reconhecimento a todo o esforço dedicado ao fortalecimento do CRM. “Sei que não se trata de uma homenagem pessoal, pois todos os colegas que também presidiram o CRM trabalharam arduamente para proteger a boa prática médica e oferecer a melhor Medicina possível. Agradeço a todos que confiaram em mim para ficar à frente da entidade e dar minha colaboração ao CFM”, declarou o agraciado.

Demais homenageados

Francisco Álvaro Barbosa Costa, Gabriel Wolf Oselka, Ivan de Araújo Moura Fé, Waldir Paiva Mesquita e Roberto Luiz d’Ávila foram os demais ex-presidentes homenageados.

Perfil Professor Edson Andrade

Edson Andrade é pneumologista, formado em 1979 pela Universidade Federal do Amazonas, com residência em clínica médica. Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Direito, formado em 1991 pela Universidade do Amazonas.