Alunos e professores realizam manifestação contra extinção do PIBID

No dia 14 de dezembro, bolsistas de Iniciação à Docência (ID), supervisores e coordenadores se reuniram Centro de Convivência do setor Norte em defesa do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid), que desde 2015 sofre com cortes de verbas e atualmente corre risco de não ser prorrogado, podendo ter suas atividades encerradas em fevereiro de 2018.

O Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma ação conjunta do Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com vistas a fomentar a iniciação à docência de estudantes das instituições federais de educação superior e preparar a formação de docentes em nível superior, em cursos de licenciatura presencial plena, para atuar na educação básica pública.

A Ufam participa do Pibid desde seu primeiro edital, com cinco licenciaturas no campus Manaus e 75 bolsistas ID. Atualmente, o programa está presente em todos os campi (Manaus, Itacoatiara, Parintins, Coari, Humaitá e Benjamin Constant), com 600 bolsistas de 37 cursos de licenciaturas e atuação em 58 escolas municipais e estaduais com aproximadamente 5.500 alunos do Ensino Básico. Possui em sua estrutura 01 Coordenador Institucional, 02 Coordenadores de Gestão, 72 supervisores e 37 Coordenadores de Áreas. No Brasil, são mais 90 mil bolsistas distribuídas pelas 284 Instituições de Ensino Superior (IES).

Mesmo com todos esses números e resultados na formação à docência, o PIBID corre risco de ser interrompido. Por isso, a Coordenação Institucional realizou a manifestação ‘Fica Pibid’, que é parte de um movimento nacional que desde 2015 resiste contra os cortes de verbas do Programa.