Ex-reitor da Ufam, professor Nelson Fraiji, é laureado na Academia Amazonense de Letras

Reitor prestigia a condecoração do ex-reitor da Ufam (D) como novo membro da AAL. Na foto, a presidente da Academia, prof. Rosa Brito, ao centroReitor prestigia a condecoração do ex-reitor da Ufam (D) como novo membro da AAL. Na foto, a presidente da Academia, prof. Rosa Brito, ao centro

Por Carla Santos
Equipe Ascom

Docentes, familiares, ex-alunos e servidores da Universidade federal do Amazonas e colaboradores da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), participaram, neste final de semana, da homenagem ao professor do curso de Medicina da Ufam e atual diretor-presidente do Hemoam, Dr. Nelson Fraiji, que se tornou membro da Academia Amazozonense de Letras. A solenidade aconteceu no Salão do Pensamento Amazônico 'Álvaro Maia', na sede da AAL, localizada no Centro de Manaus.

A proposta de aclamação ao docente e gestor foi apresentada pelo acadêmico José Braga, em reunião de Assembleia Geral e acatada por unanimidade. O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, representou a Universidade na cerimônia e teceu comentários sobre a relevância da honraria concedida ao homenageado, que ocupou o cargo de reitor, no período de 1993 a 1997.

"Como reitor da Ufam, o professor Nelson Fraiji teve uma gestão de destaque e como gestor público, notadamente atuou de forma republicana no que tange à condução das questões de política de saúde pública", disse, salientando que compartilhamos o sentimento de alegria com o ex-dirigente máximo da Instituição.

O acadêmico da AAL, o médico cardiologista, escritor e articulista Aristóteles Comte de Alencar Filho representou os demais membros ao proferir discurso para recepcionar o membro honorário. "Nós, eu como cardiologista e o senhor como hematologista, trabalhamos pelo bem comum: a saúde do ser humano. Sabemos por experiência que a fronteira entre a vida e a morte nunca poderá ser transposta, somente deslocada. Há décadas, essa tem sido a sua nobre missão, a de deslocar essa fronteira para bem longe de nós. Nesse momento de júbilo, nossos corações estão vibrando de alegria e de contentamento por sua chegada", disse, emocionado e relembrando de tempos em que o professor Nelson Fraiji lecionava aulas a sua turma.

Acadêmicos em registro fotográfico com o homenageado, que é professor da Ufam e gestor do HemoamAcadêmicos em registro fotográfico com o homenageado, que é professor da Ufam e gestor do Hemoam
O vice-presidente da Academia Amazonense de Letras, o acadêmico Abrahim Baze, conduziu o membro honorário ao púlpito para discursar aos presentes. "Foi com surpresa que recebi a informação de que seria homenageado nesta Casa. Tenho claro que este título é uma homenagem a todos os que constroem comigo ações públicas que prestigiam a cidadania, particularmente aqueles que integram a Ufam e o Hemoam, buscando mitigar a vulnerabilidade do ser humano, quando convivendo com a pobreza, a fome e a doença num país, que tem oportunistas corruptos no comando da nação", frisou.

Em sua fala, o membro honorário da AAL fez menção especial aos colegas, colaboradores do Hemoam. "Todos que atuam em torno desse projeto são a razão dessa homenagem, pois trabalham para consolidar a Fundação. Reafirmo que sempre militei a favor da vida e da educação. Não sei se meu esforço e de tantos que ocupam esta Academia irão transformar essa realidade, mas creio que tento ser coerente e fiel por esse valores nos quais acredito", garantiu, deixando como mensagem que é preciso lutar pela retomada de um País mais solidário e que ampare os mais desvalidos.