Movimento 'Salve a velha Jaqueira' se confraterniza e homenageia apoiadores. Ufam está entre eles

Por Carla Santos
Equipe Ascom

Criado há aproximadamente dois anos, o movimento “Salve a Velha Jaqueira”, formado por egressos e simpatizantes da causa que busca a reforma e depois a utilização do centenário prédio que abrigou a Faculdade de Direito (FD), promoveu uma homenagem aos seus apoiadores, na manhã deste domingo, 03 de dezembro. O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Mario Puga Ferreira, recebeu, na oportunidade, a Placa de Ordem do 'Mérito da Jaqueira', conferida por seu empenho na campanha de restauração do histórico prédio da Faculdade de Direito do Amazonas.

O prédio da antiga Faculdade de Direito foi construído entre os anos de 1904 e 1907, sediando inicialmente o Colégio Silvério Nery. A “Velha Jaqueira”, como ficou conhecido, é o embrião daquela que se veio tornar a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), como disse o coordenador do movimento, o advogado e jornalista Júlio Lopes. "Por aqui passaram o relator da Constituinte, o ex-senador Bernardo Cabral, o ministro do Supremo do Tribunal Federal, Francisco Xavier de Albuquerque, os ex-governadores do Estado, Henoch Reis e José Lindoso e a maioria dos juízes que atuam na magistratura estadual. O prédio tem uma força simbólica muito grande para permitirmos que ele se deteriore e leve consigo toda memória", disse o coordenador.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, reafirmou sua simpatia ao movimento antes mesmo de ocupar o posto mais alto da Administração Superior e explicou o que a Universidade vem fazendo para tirar do papel a revitalização do espaço. "Já nos reunimos várias vezes ao longo do ano. Acionamos as secretarias municipal e estadual de Cultura e Turismo, bem como o órgão que dá aval à reforma e revitalização, que é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que nos orientou sobre os procedimentos aos quais teríamos de seguir e estamos fazendo. Mais recentemente, elaboramos um projeto que atendesse todas as necessidades de intervenções estruturais e, agora, vamos em busca de recursos para que em breve este local, tão rico de memórias, possa fazer parte da vida da cidade, como outrora já foi", vislumbrou.

Programação - Na programação, uma missa em agradecimento na Igreja dos Remédios, celebrada pelo padre Mauro Cleto marcou a entrega de placas da Ordem do Mérito da Jaqueira aos membros do movimento e apoiadores in-memorian. Em seguida, foi realizado um café da manhã em frente ao prédio da Faculdade, que estava aberto à visitação. Réplicas do monumento em papertoy também foram entregues aos convidados. Mais de trezentas pessoas, das mais diferentes carreiras jurídicas e da Ufam passaram pelo evento além do reitor da Ufam, como o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Flávio Pascarelli; o vice-governador do Amazonas Bosco Saraiva; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Marco Choy, o diretor da Faculdade de Direito, professor Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho; e os ex-presidentes da OAB-AM, Félix Valois, Fábio Mendonça e Oldeney Valente, além dezenas de pessoas que fazem parte da história da FD.

O movimento “Salve a Velha Jaqueira” rendeu homenagens póstumas aos doutores Phelippe Daou, Paulo dos Anjos Feitoza, Sebastião Marcelice, Armando de Menezes, José Lindoso, Arnaldo Santana Rosas e Hidelberto Dias, todos os ex-alunos da Faculdade.