Curso de Relações Públicas celebra 40 anos com Encontro Comemorativo

Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

Abertura do Encontro Comemorativo de 40 anos do curso de Relações PúblicasAbertura do Encontro Comemorativo de 40 anos do curso de Relações Públicas

Criado em 1977 pela resolução 005 do Conselho Universitário da Ufam, o curso de Relações Públicas celebra seus 40 anos com um Encontro Comemorativo, que teve seu início na manhã desta quarta-feira, 29 de novembro, e com programação até o dia 01 de dezembro.

Neste primeiro dia de evento, a mesa de abertura contou com a participação da responsável pela organização do evento e professora do curso de Relações Públicas (RP), Célia Carvalho, a coordenadora do curso, professora Judy Tavares, o diretor da Faculdade de Informação e Comunicação, professor Allan Rodrigues, e com o Pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Waltair Machado, representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga.

Durante a solenidade de abertura do evento, a professora Célia Carvalho ressaltou que o objetivo desta Lançamento da Revista 'Em Cartaz'.Lançamento da Revista 'Em Cartaz'.comemoração é integrar alunos, professores, profissionais e egressos para celebrar a história de sucesso do curso. "O curso de Relações Públicas se mantém cada vez mais forte à medida que o tempo passa e vê-se sua importância para o processo da comunicação organizacional. Pensar e organizar um evento desta natureza é uma honra. O trabalho em conjunto é, com certeza, a marca deste evento", afirmou Célia.

Um dos momentos importantes do evento foi o lançamento da revista comemorativa dos 40 anos ‘Em Cartaz’, que, usando a linguagem do cinema, rememorou a história do curso, desde a criação do curso de Comunicação Social, passando pela iniciativa dos professores Randolpho Bittencourt e Walmir Albuquerque da implantação da habilitação de RP, ressaltando momentos significativos para a área, como a formatura da primeira turma, a elaboração de nova estrutura curricular e os prêmios conquistados pelos alunos e professores do curso. Além disso, a revista homenageia ex-professores, egressos e todos que contribuíram para a longevidade da graduação em Relações Públicas na Ufam. Acesse aqui a revista 'Em Cartaz' na íntegra.

O evento contou com relatos de experiências de três alunas egressas, atuantes no mercado local: Ana Carolina Nicolau, analista na Embrapa, Vanessa Damasceno, do Comando Naval da Amazônia, e Vivian Valério, da empresa Electrolux, tendo como mediadora a professora Laura Jane Vidal. As profissionais narraram um pouco de suas trajetórias na área, mostrando a importância do bom relacionamento com o público e da comunicação nas mais diversas organizações, permitindo aos alunos presentes conhecerem a diversidade de atuações possível dentro da área em Manaus.

Egressas do curso: Ana Carolina Nicolau, Vanessa Damasceno e Vivian Valério. Mediadora: Prof. Laura Jane VidalEgressas do curso: Ana Carolina Nicolau, Vanessa Damasceno e Vivian Valério. Mediadora: Prof. Laura Jane VidalO Encontro tem ainda em sua programação as apresentações de pesquisa sobre as perspectivas da atuação do profissional de RP, do site institucional do curso, do Museu Virtual e a conferência com professora da PUCRS, Cláudia Peixoto, sobre ‘As práticas acadêmicas das Relações Públicas’ e o lançamento da revista científica ‘Conexões’, no dia 30 de novembro, a partir das 08h. Já no dia 01 de dezembro, acontece o lançamento do documentário ’40 anos do curso de RP’, feito pelos alunos, lançamento do Selo Personalizado alusivo aos 40 anos, mesa-redonda sobre a memória do curso, com a participação e homenagem aos ex-professores e professores aposentados, e, por fim, o descerramento de placa comemorativa, também a partir das 08h.

Confira aqui a programação completa: https://www.even3.com.br/40anosrpufam