Ufam e HUGV/Ebserh participam de audiência pública e de solenidade de assinatura de protocolo, em Brasília

Audiência pública debateu atuação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Audiência pública debateu atuação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Por Carla Santos*
*Equipe Ascom com informações e fotos da Coord. de Com. da Ebserh

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal promoveu, na última quinta-feira, dia 23, audiência pública interativa para debater a atuação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) frente a 39 Hospitais Universitários no País. No Amazonas, a Empresa atua na administração do Hospital Universitário Getúlio Vargas. Em função disso, o reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga e o superintendente do HUGV/Ebserh, o médico Júlio Mário de Melo, participaram do evento.

O presidente da Ebserh, Kleber Morais, reforçou o papel da estatal na melhoria da gestão dos hospitais universitários, focada no ensino, pesquisa, extensão e inovação, aliados ao atendimento à saúde da população brasileira. “A Ebserh é 100% pública e todo o nosso trabalho é pautado no diálogo, com respeito à autonomia universitária. Já tivemos inúmeras conquistas nos hospitais da Rede Ebserh, como investimentos no parque tecnológico, melhoria do controle e da gestão e o reforço do quadro de pessoal, com a contratação de empregados por meio de concurso público”, ressaltou o gestor.

Os avanços da estatal também foram salientados pelo diretor vice-presidente executivo, Paulo Henrique Costa. “Desde a criação da empresa, a quantidade de empregados concursados aumentou de 36 mil para 48,5 mil, um aumento de 35%. A quantidade de vínculos precarizados caiu de 12 mil para 4,1 mil, redução de 67%. A quantidade de leitos hospitalares oferecidos à população subiu de 7,3 mil para 8,5, aumento de 15%. As cirurgias aumentaram de 117 mil procedimentos realizados em um ano para 129 mil”, enumerou.

Participaram, ainda, da audiência, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Emmanuel Tourinho, o secretário de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto do Tribunal de Contas da União (TCU), Ismar Cruz; o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Orlando Amaral,  a presidente da Associação da Auditoria de Controle Externo do TCU, Lucieni da Silva, além de profissionais da área da saúde, professores, reitores, senadores, representantes sindicais. O evento foi proposto pelo senador Paulo Paim.

Gestão hospitalar - O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, também participou de solenidade entre a Ebserh e a Universidade Federal de Uberlândia, no mesmo dia da audiência pública.

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Universidade Federal assinaram um protocolo de intenções para a gestão do Hospital de Clínicas de Uberlândia. Após os trâmites legais, se aprovada a adesão do HC-UFU à estatal, o HUF será a 40º a compor a Rede Ebserh. O reitor da Ufam assinou o protocolo de intenção como testemunha do ato.

Para que a instituição federal de ensino superior uberlandense e a estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) assinem o contrato definitivo para a gestão do HC-UFU, a Ebserh realizará avaliação e diagnóstico da unidade hospitalar. Isso se dará por meio de análise documental e visitas técnicas nas áreas de pessoal, orçamento e finanças, assistencial, ensino e pesquisa, patrimonial, contratos, estrutura física e tecnológica. Em seguida, a proposta será apresentada ao Conselho Universitário da UFU para deliberação.

Reitor assina, como testemunha do ato, o protocolo de intenções firmado entre a Ebserh e UFUReitor assina, como testemunha do ato, o protocolo de intenções firmado entre a Ebserh e UFU

O presidente da Ebserh, Kleber Morais, salientou que o HC-UFU é um dos maiores hospitais de Minas Gerais e lembrou o caminho percorrido para que a parceria avançasse. “Essa é uma exceção, pois havia a determinação de não assumirmos a gestão de nenhuma outra unidade. Como as tratativas já vinham ocorrendo, construímos um importante alinhamento para que a parceria se concretizasse”, afirmou Morais.

Para o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, a adesão à Rede Ebserh alavancará a melhoria do atendimento de saúde da população da região. “Temos um hospital com 510 leitos, com uma função regional extremamente importante. É um universo que, em alguns casos, pode chegar a 3 milhões de pessoas. E acreditamos que, fazendo parte da Rede Ebserh, teremos condições ainda melhores de garantir o cumprimento integral da enorme função social que nosso hospital tem na região de Uberlândia, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e outras regiões”, disse.

A partir da assinatura do contrato, se identificada a necessidade, será iniciada a implantação de um plano de reestruturação do HC-UFU, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa. O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, por meio de concurso público.

Sobre a Ebserh - Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.