Compec disponibiliza cartão de confirmação para candidatos à seleção no curso de Libras

Libras é a sigla que identifica a Língua Brasileira de SinaisLibras é a sigla que identifica a Língua Brasileira de Sinais

Por Carla Santos e Sandra Siqueira
Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas, por meio da Comissão Permanente de Concursos (Compec), informa que já disponibilizou em seu site o cartão de confirmação para os candidatos que irão responder às provas do Processo Seletivo Especial para Ingresso no Curso de Graduação em Letras – Língua Brasileira de Sinais (PSELib). O documento poderá ser conferido e impresso a partir do edital (também disponível em Libras) no endereço http://www.comvest.ufam.edu.br

Pela primeira vez, a Ufam realizará um processo seletivo específico para pessoas surdas. Para preparar o edital do certame e a aplicação das provas, uma delas totalmente em Libras, a Compec terá o auxílio de vários profissionais de diferentes áreas e setores da Universidade. “Uma das provas será toda em Língua Brasileira de Sinais e, para isso, além dos profissionais que já nos auxiliam na elaboração de questões, teremos ainda o apoio dos intérpretes de Libras da Ufam na realização dos vídeos sobre as questões”, informou a presidente da Compec, professora Ana Galotta.

Estão sendo oferecidas 30 vagas, 50% delas destinadas a candidatos surdos ou deficientes auditivos e 50% para ouvintes, para o turno vespertino, com início no ano letivo de 2018. Para participar, o candidato deve ter o Ensino Médio completo, além de apresentar fluência em Libras. O valor da taxa de inscrição será de R$ 55,00 a ser recolhida por meio de boleto bancário, com pagamento, preferencialmente, nas agências do Banco do Brasil. É preciso indicar corretamente a modalidade de participação, se ampla concorrência ou por cotas, de acordo com o edital.

Provas - As provas do PSELib serão realizadas em 17 de dezembro de 2017, das 13h10 às 17h10, em Manaus. Serão duas provas com questões objetivas, uma de Conhecimentos Gerais com perguntas em Libras, e outra em Língua Portuguesa. As questões terão peso diferenciado conforme Edital.

A divulgação dos gabaritos das provas, tanto o preliminar quanto o definitivo, será feita em 17 e 22 de dezembro respectivamente. O resultado final do certame tem previsão de publicação em 12 de janeiro de 2018.