PPGSCA realiza I Congresso de Pesquisadores Negros da Região Norte

Por Carolina Lemos
Equipe Ascom

O Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) realiza o I Congresso de Pesquisadores Negros da Região Norte – Copene Norte, com o objetivo de promover a articulação interinstitucional entre pesquisadores, intelectuais e estudantes que pesquisam a temática da história, memória e identidade étnico-religiosa dos negros na Região Norte.

O evento acontece de 05 a 07 de dezembro, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais - IFCHS, em consonância com o Plano de Ações da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN, com o intuito de construir uma política voltada para as regiões, apostando na inovação em pesquisa e nas articulações com movimento social, secretarias municipais e estaduais de educação, com vista a implementação da Lei 11.645/08, que trata da obrigatoriedade da inclusão no currículo oficial das redes públicas e privadas da História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

O congresso conta com conferência, mesa-redonda, sala temática, apresentação de banners, reunião da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e do CONEABS – Região Norte, lançamento de livros e apresentações culturais. A abertura acontece no dia 05 de Dezembro, às 19h, no Centro de Artes da Ufam, na R. Monsenhor Coutinho, 724 – Centro.

Confira a programação completa e as inscrições no site: http://copenorte.ufam.edu.br/