Artemis Soares, professora titular da Feff, toma posse na Academia Amazonense de Letras

Reitor da Ufam comemora com os AcadêmicosReitor da Ufam comemora com os Acadêmicos
Por Marion Litaiff
Equipe Ascom

A professora titular da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam (FEFF) e docente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), Artemis de Araújo Soares, tomou posse nesta sexta-feira, 17, como membro efetivo da Academia Amazonense de Letras, ocupando a cadeira de número 40. A cerimônia aconteceu no Salão do Pensamento Amazônico Álvaro Maia, da AAL, no Centro de Manaus.

Presidida pela professora Rosa Mendonça de Brito, a mesa de honra da solenidade foi formada também pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, pela vice-presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, professora Verônica Martins, pelo Diretor Presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, e pela Secretária Geral da Academia, professora Marilene Corrêa da silva Freitas, que proferiu o Elogio Acadêmico à nova Imortal. “Somos desafiados ao exame da sua produção intelectual nos últimos cinco anos quando se sublinha mais de 30 artigos científicos, 18 livros e capítulos de livros, mais de 40 trabalhos em interlocução de simpósios congressos e seminários, inúmeras orientações de mestrados, doutorados, TCCs e iniciação científica, além de produção de coletâneas e eventos nacionais e internacionais”, declarou a professora.

Em seu discurso, Artemis Soares agradeceu aos acadêmicos que, por livre decisão, a nomearam para ocupar a cadeira e que a apoiaram durante sua candidatura. “Para mim o momento é de celebração e de compromisso com o meu povo, meu estado e meu país. Eu me sinto muito honrada e com uma grande tarefa que é a de manter e renovar o conhecimento e produzir dentro desta casa. Essa condição me foi dada porque eu estudei, porque eu pesquisei, e porque eu o fiz dentro da Universidade Federal do Amazonas. Lá é o meu começo. Lá que eu desempenho as minhas funções, e este desempenho é que me permitiu chegar aqui”, afirmou a nova acadêmica, emocionada.

A nova Imortal ocupa agora a cadeira de número 40A nova Imortal ocupa agora a cadeira de número 40Reverenciando a nova conquista da professora, o reitor da Ufam, Sylvio Puga, afirmou que, para a Universidade, aquele foi um momento de muita alegria, na medida que mais uma pessoa da comunidade acadêmica passou a integrar a Academia. “A professora Artemis tem uma carreira voltada à construção da própria Faculdade de Educação Física, e cuja a trajetória se confundiu com a própria trajetória dessa área na Universidade. Então, essa justa homenagem que a Academia amazonense de letras fez, reconhecendo-a como uma nova imortal, representa toda a trajetória da professora ao longo da sua vida profissional”, proferiu o reitor.

A mais nova acadêmica ocupa agora a cadeira de número 40, cujo patrono é Paulino de Brito, escritor, jornalista e professor manauara nascido em 1958. O último ocupante da cadeira foi o acadêmico coariense Francisco Vasconcelos, advogado, administrador público e escritor que também recebeu da academia em abril de 2010, A Medalha Do Mérito Cultural “Péricles Moraes”.

Professoras da Ufam na AAL

Contribuindo com representatividade feminina na Academia, Artemis Soares é a sétima mulher a ocupar uma cadeira na entidade literária, que conta também com a presença das professoras da Ufam Márcia Perales, ex-reitora da Universidade, Rosa Brito, primeira mulher a presidir a Academia, e Marilene Corrêa, exCoordenadora do Programa de Pós Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia e atual presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA).

Trajetória

Professoras Marilene Corrêa, Artemis Soares e Rosa Brito, Imortais da AAL.Professoras Marilene Corrêa, Artemis Soares e Rosa Brito, Imortais da AAL.Nascida em Manicoré, a professora titular da Ufam, e agora imortal, possui graduação pela Universidade Federal do Amazonas, mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, além de pós-doutorado pela Universitè de Paris e pela Universitè Rennes.

Atualmente ministra as disciplinas Cultura Corporal dos Povos Tradicionais e Seminário de Pesquisa, no PPGSCA do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS); Dimensões Socioantropológicas do Esporte; Antropologia Cultural e Metodologia do Ensino da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em esporte e cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudo de Comunidade: Tradições desportivo-culturais, jogos tradicionais; Corpo: Corporeidade dos povos indígenas; rituais, estudos socioculturais-desportivos e atividade física escolar.