Professora Artemis Soares toma posse, nesta sexta-feira, 17, na Academia Amazonense de Letras

A nova imortal ocupará a cadeira de número 40, cujo patrono é Paulino de Brito.

Em contagem regressiva para a comemoração dos 100 anos da Academia Amazonense de Letras, no dia 1º de janeiro de 2018, intelectuais recebem a nova imortal, professora Artemis Soares (ao centro)Em contagem regressiva para a comemoração dos 100 anos da Academia Amazonense de Letras, no dia 1º de janeiro de 2018, intelectuais recebem a nova imortal, professora Artemis Soares (ao centro)Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Sétima mulher a ocupar uma cadeira na Academia Amazonense de Letras (AAL), a professora Artemis Soares toma posse nesta sexta-feira, 17 de novembro, às 20 horas, no Salão do Pensamento Amazônico Álvaro Maia, da Academia Amazonense de Letras - Centro de Manaus.

Eleita no último dia 30 de setembro, a professora Artemis Soares ocupará a cadeira de número 40, cujo patrono é Paulino de Brito. A posição, que estava vaga desde o falecimento do acadêmico Francisco Vasconcelos, já foi ocupada também pelo intelectual Waldemar Batista de Sales.

Para a nova imortal, salvaguardar a cultura amazônica é a principal missão do grupo tão seleto e renomado que passa a integrar. “Ser escolhida por nomes tão importantes para ter um assento na Academia Amazonense de Letras me deixa muito feliz, pois é o reconhecimento por toda a minha dedicação a pesquisas e estudos ao longo de décadas. Certamente, minha trajetória ajudará a cumprir a missão da Academia de salvaguardar e preservar a cultura amazônica, através da promoção de novos saberes, tanto por meio de obras, quanto de demais ações de cunho literário e educativo”, ressaltou a imortal.

Na solenidade a ser presidida pela professora Rosa Mendonça de Brito, que também é a primeira mulher a presidir a AAL, a nova imortal, professora Artemis Soares, será recebida com saudações da professora Marilene Correa, todas integrantes tanto da Ufam, quanto da AAL.

Perfil da nova imortal

Professora titular da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Ufam (FEFF) e docente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), Artemis Soares possui graduação em Letras e Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas; mestrado em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, em Portugal. Também é pós-doutora pela Université Paris-Descartes e possui vasta experiência na área de Educação Física, com ênfase em esporte e cultura, atuando principalmente nos temas “Estudo de comunidade: tradições desportivo-culturais, jogos tradicionais”; “Corpo: corporeidade dos povos indígenas; rituais, estudos socioculturais-desportivos e atividade física escolar”.

No Programa Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), ministra as disciplinas Cultura Corporal dos Povos Tradicionais e Seminário de Pesquisa. Na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF), ministra as disciplinas “Dimensões socioantropológicas do esporte; Antropologia Cultural e Metodologia do Ensino.