Em Manacapuru, ação solidária do HUGV/Ebserh em parceria com Ufam garante atendimento à população em diversas áreas da saúde

Gestores da Ufam, HUGV/Ebserh e dirigentes municipais falam aos beneficiários da ação solidária Gestores da Ufam, HUGV/Ebserh e dirigentes municipais falam aos beneficiários da ação solidária

Por Carla Santos*
*Ascom Ufam com informações Assessoria de Comunicação Ebserh
 
 
Realizar atividades educativas, exames e consultas para populações em situação de vulnerabilidade social que estão em comunidades, asilos, escolas ou até mesmo nas ruas, além de fortalecer as práticas de ensino, pesquisa e inovação na área da saúde. Esse foi o objetivo da ação Ebserh Solidária, ocorrida na última sexta-feira, dia 10, em Manacapuru, a 100 quilômetros da capital, Manaus. Ao todo, 38 hospitais universitários federais filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) realizaram o evento simultaneamente. 
 
A ação foi itinerante, com mais de 7,5 mil atendimentos descentralizados. Os tratamentos das pessoas atendidas, que necessitarem de demais procedimentos, serão continuados, tendo os hospitais da Rede Ebserh como referência. Estudantes e residentes médicos e multiprofissionais, profissionais da saúde e administrativos da Rede Ebserh e universidades parceiras foram voluntários na ação.
 

Em Manacapuru, os atendimentos alcançaram 300 pessoas por meio de senhas, para cada especialidadeEm Manacapuru, os atendimentos alcançaram 300 pessoas por meio de senhas, para cada especialidade

Em 22 estados do país e Distrito Federal, foram oferecidos testes para sífilis e HIV, toque retal, exames de mama, testes de glicemia, exames oftalmológicos, ultrassonografias, eletrocardiogramas, aferição da pressão arterial, dentre outros. Também foram realizadas ações educativas com foco na prevenção de diversas doenças, orientação quanto à violência sexual, métodos contraceptivos, saúde mental, campanha antitabagismo, e mais.
 
Para acompanhar a ação, o presidente da Ebserh, Kleber Morais, esteve em duas frentes. Na capital federal, acompanhou, pela manhã as atividades desenvolvidas pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB), vinculado à Universidade de Brasília (UnB), no Santuário dos Pajés, reserva indígena localizada próxima ao Setor Noroeste da cidade. No local, cerca de 60 voluntários atenderam a aproximadamente 200 pessoas, com a realização de exames e atendimentos nas áreas de saúde bucal, pediatria, nutrição, ginecologia, urgência e emergência, vacinação, além de atividades recreativas com as crianças da comunidade. Houve ainda exposição de artesanato indígena e oficina de interculturalidade para indígenas e profissionais da assistência.
 
Reitor, vice-reitor e presidente da Ebserh observam feição de oculos de grau Reitor, vice-reitor e presidente da Ebserh observam feição de oculos de grau
Para Kleber Morais, o empenho dos colaboradores na ação reforça o papel da Rede Ebserh no cenário nacional para o ensino, pesquisa e inovação, além da assistência à saúde para a população. “Essa foi uma ação diferenciada, em que as pessoas não precisam se deslocar de suas localidades para procurar atendimento de saúde. E o envolvimento de nossos voluntários, sejam profissionais ou estudantes, mostra a dedicação de cada um da Rede Ebserh”, avaliou o presidente da estatal.
 
Ciranda da Saúde - No período da tarde, o presidente da Ebserh cruzou o País para acompanhar as atividades desenvolvidas pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os voluntários se deslocaram para o município de Manacapuru (AM), distante cerca de 100 km de Manaus, conhecida pelo seu festival de cirandas.Lá, foram atendidas aproximadamente 300 pessoas com a realização de exames, aferição da pressão arterial e glicemia, consultas urológicas e oftalmológicas, doação de óculos e kits de higiene bucal, além de palestras e atividades educacionais em saúde. Houve ainda a apresentação cultural Ciranda Flor Matizada. 
 
As boas vindas aos visitantes foram dadas pelo grupo de dança de Ciranda de ManacapuruAs boas vindas aos visitantes foram dadas pelo grupo de dança de Ciranda de Manacapuru
 
Dentre as pessoas atendidas, Manoel Soldado de Lima, de 55 anos, foi em busca de uma consulta de urologia, orientado por uma palestra que assistiu sobre a necessidade de cuidar da saúde do homem. Pela ação Ebserh Solidária, o pescador teve a possibilidade de ser examinado. “A cidade estava precisando de um evento como esse. Vou falar para os meus amigos para que também cuidem da saúde antes que aconteça o pior”, aconselha.
 
De Manacapuru, Kleber Morais seguiu para uma visita à reserva indígena Sahu-apé, onde vivem índios da etnia Sateré-mawé, com o intuito de conhecer a realidade local e as necessidades da população na área da saúde. O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, acompanhado do vice-reitor, professor Jacob Cohen, destacou a importância da visita do presidente da Ebserh na região Norte, mais precisamente no Amazonas.
 
"A passagem do presidente por nosso Amazonas dá o valor o qual nossa região merece. Somos um Estado de grandes dimensões, tanto geográficas quanto ao que se refere às nossas especificidades e toda iniciativa visando à humanização e garantia do direito aos serviços básicos para quem precisa, será sempre bem vinda. Nós ratificamos esta parceria pelo bem da Universidade e da população amazonense", salientou o reitor. 
 
Tuxaua da etnia Sateré-Mawé em registro com os visitantesTuxaua da etnia Sateré-Mawé em registro com os visitantes
Sobre a Ebserh - Estatal vinculada ao MEC, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
 
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable