Curso de Biblioteconomia realiza evento para comemorar 50 anos

Coordenadora do curso de Biblioteconomia, Amanda Queiroz, entrega placa para a professora aposentada.Coordenadora do curso de Biblioteconomia, Amanda Queiroz, entrega placa para a professora aposentada.
Por Juscelino Simões
Equipe Ascom

Curso de Biblioteconomia realiza solenidade de comemoração de 50 anos de existência. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 9, no auditório da Faculdade de Direito e contou com homenagens, discursos emocionados, premiações e apresentação de vídeo.

Criado em 14 de novembro de 1966, mas implantado em 1967, o curso de Biblioteconomia da Ufam realizou nesta manhã, solenidade de comemoração de seu Jubileu de Ouro. Professores aposentados e ativos foram homenageados com placas, como também ex-professores foram citados no evento.

A mesa de abertura foi formada pelo diretor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Allan Rodrigues, pela coordenadora do curso de Biblioteconomia da Ufam, Amanda de Queiroz, pela coordenadora do evento, professora Célia Simonetti e pelo presidente do Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas (Cabam), estudante Luiz Eduardo Coutinho.

A ideia da criação do curso foi em razão de atender as necessidades da Universidade do Amazonas por profissionais para atuarem na Biblioteca da Instituição à época. O curso foi criado pra funcionar somente durante cinco anos, mas a enorme demanda fez à direção da UA (antiga sigla) mudar de ideia e permanecer com o curso. Inúmeros profissionais foram formados e a perspectiva atual é de implantação de um Dinter (Doutorado Institucional) para qualificar o quadro docente.

“É um evento para comemorar os 50 anos de existência e homenagear àqueles que construíram o curso. A Ufam vem formando, ao longo dos anos, bibliotecários para a região e queremos ampliar cada vez mais. Estamos homenageando nossos colegas que foram fundamentais para a permanência do curso e atender a sociedade da região”, disse a professora e coordenadora do evento, Célia Simonetti.

O professor do curso de Biblioteconomia e presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Raimundo Martins de Lima, disse estar seguro que a comemoração serve para que os novos alunos sejam cobrados pela sociedade para dar continuidade ao trabalho. “Tenho certeza que a comemoração de instalação do curso, tudo que será apresentado no evento, será importante para os novos alunos. Eles serão cobrados pela sociedade a dar continuidade ao trabalho dos outros que ajudaram a construir, até hoje, o curso. É uma justa homenagem aos professores que estão aqui na solenidade e o reconhecimento do importante trabalho que realizaram”, disse.

O estudante do 2º período do curso de Biblioteconomia da Ufam, Breno Ronne Marques Campelo, ressaltou que a solenidade representa homenagear quem construiu toda uma estrutura que hoje está à disposição dos estudantes. “É importante homenagear as pessoas que tanto contribuíram na construção e permanência do curso. A Biblioteconomia é importante porque consegue atuar em vários âmbitos da comunicação. Acredito que contribui imensamente para a sociedade”, ressaltou o estudante.

A professora aposentada do curso de Biblioteconomia, Denise Benchimol, foi uma das homenageadas na solenidade de 50 anos do curso. Ela foi uma das primeiras professoras do curso e contou a satisfação da homenagem. “Fico lisonjeada pela homenagem. Vivenciamos muitas histórias no curso e trabalhamos intensamente para formar várias gerações”, destacou a professora Denise Benchimol.

Histórico

O curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas foi criado em 1966, a través da Resolução n°29/66, de 14 de novembro de 1966, do Conselho Universitário, e instalado em 1967, quando passou a constituir, com o Departamento de Letras e Biblioteconomia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Com a criação do Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL, o curso passou a ter gestão independente em 1975.  A partir de fevereiro de 2017 o curso passou a fazer parte da Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC).