Raimundo Abdon Said, primeiro diretor da Faced, é homenageado

A cerimônia da alteração da nomenclatura da Sala de Reuniões da Faculdade de Educação (Faced) teve por objetivo fazer homenagem póstuma ao primeiro diretor daquela Faculdade, professor Raimundo Abdon Said. O evento ocorreu na sexta-feira, 26.

Na Solenidade, representando a reitora, professora Márcia Perales, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), professora Mariomar de Sales Lima, disse estar honrada em prestar homenagem a uma personalidade significativa da história de Instituição e parabeniza o Conselho Departamental da Faced pela iniciativa.

A pró-reitora destaca a importância da homenagem ao primeiro diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (atual Instituto de Ciências Humanas e Letras/ICHL) entre 1974 e 1985. Ela também relembra que a sua gestão aconteceu numa época em que tudo estava para se construir e  consolidar, o qual veio contribuir e somar ao que é, atualmente, a Faced. Durante seu pronunciamento agradeceu a presença dos familiares e parabenizou-os pela homenagem.

“O professor Raimundo Abdon Said faz parte de um tempo que essa Universidade deveria se curvar, diante da trajetória de vida e de um currículo invejável dedicado à Ufam”, declara a diretora da Faced, professora Arminda Mourão. Em seu discurso, a diretora reconhece o trabalho desenvolvido pelo profissional e as dificuldades encontradas para se trabalhar com educação no País que passava por agitações políticas da Ditadura Militar.

A solicitação da homenagem partiu do estudante do segundo período do curso de Direito da Ufam e bisneto do homenageado, Rafael Benzecry. Ele salienta que essa homenagem vem consolidar tudo àquilo que seu bisavô representou para a Ufam. “Um homem íntegro e inquieto com suas ideias e, extremamente apaixonado por aquilo que fazia”, disse Rafael Benzecry.

Sobre o ex-diretor

Raimundo Abdon Said formou-se em 1949 na Faculdade de Direito do Amazonas. Foi diretor do departamento de Educação e Cultura da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/Am), pesquisador em Ciências Exatas e da Natureza do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), também membro do Conselho Diretor e professor da Universidade Federal do Amazonas. Atuou como diretor do Colégio Estadual Dom Pedro II, como  chefe de gabinete do Governador Arthur Cesar Reis, como diretor do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) e como primeiro diretor da Faculdade de Educação (Faced).