Ufam participa de exercício inédito de Logística Humanitária, no Alto Solimões, nesta semana

Ao todo, 11 alunos farão atendimentos médicos e odontológicos em conjunto com o Exército

Tabatinga, Amazonas. Foto: Prefeitura Municipal de Tabatinga  Tabatinga, Amazonas. Foto: Prefeitura Municipal de Tabatinga Ismael dos Santos
Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas participa no período de 06 a 13 de novembro, na cidade de Tabatinga, localizada no Alto Solimões, na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru, do primeiro exercício militar de simulação de atendimento humanitário na selva amazônica, o AmazonLog 2017. Cerca de 2 mil pessoas, dos quais, cerca de 500 são estrangeiras, estão presentes no exercício (Acesse o site).

Para o Amazonlog, a Ufam participará com 11 alunos, sendo seis da Medicina e cinco da Odontologia. Cada turma tem um professor que irá acompanhar/orientar os discentes nos atendimentos de caráter preventivo para as populações tradicionais da região. O objetivo do exercício é criar protocolos para socorro a vítimas em caso de catástrofes na região da tríplice fronteira amazônica. Serão realizadas simulações atendimento a vítimas de incêndios florestais, terremotos, secas, enchentes, acidentes com embarcações e também de medidas humanitárias para casos de grande contingente de deslocamentos humanos, como no caso de refugiados.

Também terão atendimentos de saúde para a população ribeirinha e comunidades indígenas do Brasil e dos países vizinhos. As manobras militares contarão com a participação de “figurantes e vítimas”.Reunião de planejamento com a participação do Inpa e Comando Militar da Amazônia (CMA)Reunião de planejamento com a participação do Inpa e Comando Militar da Amazônia (CMA)

Para a professora Nazaré Ramos, diretora do Departamento de Projetos e Programas de Extensão, da Pró-reitoria de Extensão (Proext), a parceria da Ufam com as Forças Armadas é fundamental para levar as ações de extensão paras as populações mais longínquas. “Essa ação articulada com o Exército nos possibilita um caminho melhor de chegarmos às populações que ainda não conseguimos chegar. É uma troca de aprendizados. Como trabalhamos com ensino, pesquisa e extensão, esse será o papel da Proext nesse exercício [Amazonlog], por meio dos dois cursos”.

Já para os professores dos cursos de Medicina e Odontologia, a participação da universidade no exercício trará uma serie de aprendizados acadêmico-científicos. São seis alunos do internato rural, em fase de conclusão do curso, no Amazonlog 2017. Atenderemos populações urbanas, rurais, ribeirinhas e indígenas. Será uma experiência muito enriquecedora. Teremos uma grande diversidade de problemas de saúde a serem atendidos por lá”, disse o professor Pádua Ramalho, da Faculdade de Medicina.

“Os alunos ganham pois estarão vivenciando uma experiência diferente de aproximação e aprendizado com a população carente do interior do Amazonas. Para mim, será a primeira experiência de contato com o interior. Ao final, espero que todos tragam boas informações, relatos para a faculdade”, afirma o professor Erivan Clementino, da Faculdade de Odontologia.

Notícia relacionada

Ufam e Inpa participam de primeira reunião no CMA para Exercício de Logística Multinacional em novembro