Premiação de 71 trabalhos marca o encerramento do XXVI CONIC

 

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal, durante discurso no encerramento do XXVI CONICPró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal, durante discurso no encerramento do XXVI CONIC

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Presidida pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Selma Baçal, a solenidade de encerramento do XXVI CONIC ocorreu na tarde desta quarta-feira, 01, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais – Setor Norte do Campus Universitário.

Após destacar o empenho de professores; técnico-administrativos da Ufam; alunos voluntários e membros do comitê externo para que o evento fosse bem-sucedido, a pró-reitora aproveitou para anunciar o Edital de incentivo à participação de docentes de pós-graduação para apresentarem trabalhos em eventos científicos. “Nós estamos hoje lançando um edital, que já está publicado no site da Ufam, no valor de 150 mil reais para apoiar os professores permanentes vinculados aos programas de pós-graduação da nossa universidade para participarem de eventos que ocorram até o dia 28 de fevereiro de 2018. A ideia é fazer com que os professores recebam apoio institucional, através de compras de passagens aéreas, para participarem de eventos científicos de suas áreas, desde que realizados dentro do Brasil. Estamos fazendo esse anúncio porque há um resíduo de recurso do PROAP e a nossa lógica, na Propesp, é trabalhar para executar todo recurso financeiro disponibilizado para a pesquisa e a pós-graduação”, ressaltou a pró-reitora.

Professor Jefferson Luís Ferrari,durante a palestra sobre a situação das pesquisas científicas no BrasilProfessor Jefferson Luís Ferrari,durante a palestra sobre a situação das pesquisas científicas no BrasilO Diretor de Pesquisa da Propesp, professor Jamal Chaar, ressaltou que concluir mais um Conic é motivo de orgulho e felicidade para toda a Ufam. “Quero, inicialmente, saudar nosso comitê externo; nossos comitês internos e nossos queridos alunos, que, durante esses três dias, construíram um congresso bastante profícuo, no qual foram apresentados trabalhos extremamente relevantes e avaliados por renomados cientistas. Acredito que todos os congressistas aproveitaram bastante o Conic. Agora, é o momento de reconhecer publicamente os trabalhos de destaque para que esse momento de conclusão de mais um Congresso de Iniciação Científica na Universidade Federal do Amazonas seja sempre lembrado com muito orgulho e carinho”, declarou o diretor.  

Palestra

Após o pronunciamento das autoridades universitárias, a palestra “Panorama sobre a situação do desenvolvimento da Pesquisa Científica no Brasil” foi proferida pelo professor Jefferson Luís Ferrari, da Universidade Federal de São João Del Rei. Ele destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento regional, federal e mundial, além de ressaltar resultados recentes de pesquisas científicas. “A pesquisa científica é importante para o desenvolvimento tecnológico; para produzir coisas que colaborem para a qualidade de vida das pessoas e para contribuir com um mundo sustentável. Vou destacar para vocês alguns resultados bem expressivos de pesquisas científicas da área da saúde, como a descoberta do princípio ativo para a vacina contra a malária; a pesquisa na qual cientistas brasileiros provaram a relação entre zika e microcefalia e aquela em que os cientistas conseguiram parar o avanço do Alzheimer em animais”, mencionou o palestrante.

Premiação

Professor Frank Cruz e a aluna Brenna Melo de Freitas receberam a premiação do melhor projeto de Pibiti da área de Ciências AgráriasProfessor Frank Cruz e a aluna Brenna Melo de Freitas receberam a premiação do melhor projeto de Pibiti da área de Ciências AgráriasEm seguida, foi realizada a premiação dos trabalhos que se destacaram durante o Congresso de Iniciação Científica nas categorias “Menções Honrosas” e “Melhores Projetos”. Pelo trabalho “Água de coco como criopreservante de sêmen de galos semipesados”, a acadêmica do curso de Zootecnia Brenna Melo de Freitas obteve o prêmio de primeiro lugar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), área de Ciências Agrárias. “Esse criopreservante pode contribuir muito com os produtores avícolas por aumentar o tempo e a qualidade espermática do sêmem de galos. O trabalho não teria êxito se não tivesse o apoio do setor de avicultura e do meu orientador, o professor Frank Cruz”, declarou a pesquisadora.

Palavra de orientador

Orgulhoso do reconhecimento público alcançado por sua orientanda, o professor Frank Cruz afirmou não estar surpreso com a premiação. “Eu antevia algo nesse sentido, pois o trabalho da Brenna é um feito na área de Avicultura. Há uns dois meses eu disse para ela que, pela envergadura do projeto; pelos resultados que estávamos alcançando e por tudo o que ele ainda pode atingir, do ponto de vista da sociedade, que ela teria muita chance de ganhar o prêmio de melhor projeto. Eu fiz questão de estar presente nesta solenidade já que, no ano anterior, eu não pude estar na cerimônia de premiação e o nosso projeto de Pibic, na oportunidade, também obteve o prêmio de melhor projeto da área de Ciências Agrárias. Essas premiações são motivo de muito orgulho e eu quero dividir esse prêmio com todos os meus alunos; com os meus colegas professores que labutam comigo no Setor de Avicultura e também agradecer à coordenação do Pibiti, que, apesar do pouco tempo de existência na Ufam já trouxe muito alento à ciência e muita motivação aos professores para elaborarem projetos e envolverem seus alunos  em pesquisas que serão de ponta futuramente”, declarou o professor Frank Cruz.

Professor Ricardo Nogueira e o aluno Yano Yuji - 1º lugar na área de Ciências HumanasProfessor Ricardo Nogueira e o aluno Yano Yuji - 1º lugar na área de Ciências HumanasNo campo das Ciências Humanas, o trabalho “Um município na federação – um estudo sobre as transferências constitucionais no Amazonas”, do aluno do 6º período do curso de Geografia Yano Yuji foi o destaque. “Esse é um tema que vem surgindo na Geografia Política e que visa contribuir com a organização do estado brasileiro. Novas questões são postas ao longo do trabalho como a municipalização e os conflitos federativos no nosso estado. Quando eu e meu orientador, professor Ricardo Nogueira, chegamos a este tema tão importante e tão novo na Geografia Política, realizamos com muito empenho e empolgação, e a realidade do Amazonas nunca deixa de nos surpreender”, declarou o aluno.

 

Confira, a seguir, a lista de alunos e orientadores que obtiveram a premiação de 1º lugar

1º Lugar na área de Ciências Agrárias

PIBIC

Aluna:KAMILLA FREIRE LIMONGI LOPES
Orientador: MARCIEL JOSÉ FERREIRA

PIBITI

Aluna:BRENNA KELEN MELO DE FREITAS
Orientador: FRANK GEORGE GUIMARÃES CRUZ  
Orientadores, alunos e autoridades universitárias prestigiaram a solenidade de encerramento do CONICOrientadores, alunos e autoridades universitárias prestigiaram a solenidade de encerramento do CONIC

 

1º Lugar na área de Ciências Biológicas

PIBIC

Aluno:EMERSON LUIS CARNEIRO MERKEL
Orientador: FABRICIO BEGGIATO BACCARO

PIBITI

Aluna:LARISSA MATOS BATISTA
Orientador: EDIMAR VAZ DE ANDRADE

 

1º Lugar na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

PIBIC

Aluno: LUCAS DE GÓES MUNIZ DE CASTRO
Orientador: RITA DE CÁSSIA MOTA TEIXEIRA DE OLIVEIRA

PIBITI

Aluna:LARISSA MEDEIROS DE OLIVEIRA
ORIENTADOR: SÉRGIO MICHIELON DE SOUZA

1º Lugar na área do subcomitê de Matemática

PIBIC

Aluno:ANDRÉ MATOS DE SOUZA

Orientadora:FLÁVIA MORGANA DE OLIVEIRA JACINTO

 

1º Lugar na área de Ciências Humanas

PIBIC

 

Aluno: YUJI SANTOS YANO
Orientador: RICARDO NOGUEIRA

PIBITI

Aluno:LISANDRO MAMUD SAID TEIXEIRA
Orientadora: CLAÚDIA GUERRA MONTEIRO

 

1º Lugar na área de Ciências Sociais Aplicadas

PIBITI

Aluno:LUCAS ARAÚJO DE ALMEIDA
Orientador: NELSON KUWAHARA

 

1º Lugar na área de Ciências da Saúde

Aluna: LÍVIA DA ROCHA FERNANDES
Orientadora: DEBORA TEIXEIRA OHANA

 

BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable