I Semana do Servidor encerra com exposição fotográfica e corrida

Servidores receberam orientações de saúde, realizaram exames e atividades físicas, como cross fit e corrida, e foram premiados os vencedores do concurso de fotografia

Por Cristiane Souza
Equipe Ascom

Para encerrar a programação da I Semana do Servidor da Universidade Federal do Amazonas, foram preparados dois eventos que buscam congregar e premiar o esforço daqueles que se dedicam profissionalmente a esta Instituição. Entre 14 e 16h de quarta-feira, 1º, foram expostas as 16 melhores fotos do concurso de Fotografia da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, cujo tema foi ‘Ufam: nosso ecossistema’. Já às 16h e 16h30 tiveram início os dois percursos da IV edição da Corrida e Caminhada do Servidor, também com premiações.

“A programação foi muito bem organizada pela Progesp, e tivemos como slogan ‘o nosso maior patrimônio’, que somos nós mesmos, as pessoas que fazem a Universidade acontecer”, destacou o reitor em exercício, professor Jacob Cohen. Segundo avalia, ao promover esta primeira semana, a Ufam demonstra a crescente valorização dos seus trabalhadores a partir de diversos aspectos, como saúde e cultura. “Nosso objetivo é que o trabalho seja feito com felicidade. Sem isso, se compromete a gestão e os resultados”, pontuou o gestor.

A coordenação da semana ficou a cargo da Progesp, e a pró-reitora, TAE Maria Vanusa, explicou que o evento foi pensado para trazer os servidores à consciência da qualidade de vida. “Não é apenas trabalho, nós merecemos um carinho, esse olhar especial”, afirmou. "Para as próximas edições, a proposta é alcançar o interior e ter maior número de adesões, sempre com o entendimento dos gestores de que isso é muito importante para todos nós", disse ela.

Imagens ficaram em exposição no térreo do prédio administrativo da UfamImagens ficaram em exposição no térreo do prédio administrativo da UfamNatureza & Arquitetura

Em relação ao concurso de fotografia, o reitor em exercício, professor Cohen, ressaltou que as imagens em exposição revelam o Campus Universitário de um ponto de vista privilegiado: “É a sensibilidade de pessoas da nossa comunidade que fotografaram o ambiente de trabalho e a natureza que temos ao nosso redor, trazendo uma beleza rara para nós”.

As psicólogas Ana Christina e Priscila Mendes atuam na Progesp e fazem parte da equipe que coordenou o concurso fotográfico. Conforme informam, as três categorias que tiveram inscritos foram ‘Natureza’, 'Ambiente Arquitetônico’ e ‘Homem-Natureza’. “É importante frisar que a comissão que avaliou as fotos foi composta por profissionais ou estudantes de quatro áreas (Psicologia, Publicidade e Jornalismo), para permitir uma análise ampliada. E avaliadores não tiveram conhecimento de quem eram os concorrentes”, esclareceu a TAE Ana Christina.

A servidora Luana Lima venceu as duas primeiras categorias, com as fotos intituladas ‘Vida de Inseto’, na qual quatro gafanhotos destacam-se no verde das folhas, e ‘Corredor do CCA’. “Nesta última foto, a arquitetura antiga daquele prédio deu a sensação de profundidade, de infinito”, disse a vencedora. Representando a relação entre ser humano e natureza, a imagem captada pela servidora do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari, Priscila Mendes Cordeiro, foi a mais bem avaliada pela comissão julgadora.

Corrida & Caminhada

“O diferencial da corrida é que ela está se ampliando a cada ano. Nesta edição, recebemos mais de 300 inscrições, somando os dois percursos”, comemorou a pró-reitora de Gestão de Pessoas, agradecendo a credibilidade depositada pelos colegas ao participar dessa atividade. “Esperamos que toda a programação tenha uma adesão crescente do nosso público”, concluiu.

Vencedoras da categoria feminina no percurso de 3,5 quilômetros comemoram conquistaVencedoras da categoria feminina no percurso de 3,5 quilômetros comemoram conquistaHouve vencedores no pódio para os dois percursos, de 3,5 km, que partiu do Centro de Convivência do Setor Norte, e de 7 km, no qual os atletas partiram da Faculdade de Ciências Agrárias e retornaram para o Setor Sul. Tudo variou conforme a preparação física dos competidores, e também foi permitido caminhar durante todo o trajeto.

Confira as fotos na nossa Página no Facebook.

Na categoria feminino para 3,5 quilômetros, as vencedoras foram Adriana de Souza (1º), Ida Amorim (2º) e Joice Ribeiro (3º), todas elas com tempos em torno de 16 minutos. Já no masculino para o mesmo percurso, o pódio foi formado pelos servidores Maike Ribeiro (1º), Bruno de Amorim (2º) e Andrey Marcos (3º), cujos tempos foram, em média, 13 minutos.

No percurso mais longo, as vencedoras da categoria feminina foram Maria Jacirema (1º), Ariadne Albuquerque (2º) e Marta Edith (3º), todas elas com tempos próximos de 40 minutos. Os competidores do masculino foram os servidores Afrânio Júnior (1º), Claudenir Rodrigues (2º) e Raul Mesquita (3º), cujos tempos variaram entre 23’20’’ e 28’38’’.

Com o recorde da corrida, o tetracampeão Afrânio Júnior, que é professor do Centro de Educação a Distância (CED), compartilha o segredo de tantas vitórias. “Eu participo de dois projetos esportivos na FEFF [Faculdade de Educação Física e Fisioterapia], um de natação e outro de Aquathlon, sou triatleta e sempre estou em competições externas com ótimos resultados”, revelou ele, que já participa de meias maratonas e competições de Triathlon.