Em meio a desafios e expectativas, nova gestão da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia toma posse

 
Por Carla Santos
Equipe Ascom 
 

Galeria de homenageados da Feff conta um pouco de quem contribuiu com a FaculdadeGaleria de homenageados da Feff conta um pouco de quem contribuiu com a Faculdade

A Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) iniciou, nesta segunda-feira, 30, outra fase de sua história, com a posse da nova diretoria que estará à frente da administração pelos próximos quatro anos. A solenidade, que foi presidida pelo reitor, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, empossou o professor João Otacílio Libardoni dos Santos no cargo de diretor, o professor Tiótrefis Gomes Fernandes como coordenador acadêmico e a técnico-administrativa Tatiana Moraes Cruz para a função de coordenadora administrativa. 
 
A cerimônia, que aconteceu no auditório da Feff Professor Guilherme Pinto Nery, deu-se em três momentos: no primeiro, o reitor, gestores e convidados participaram do desenlaçamento da Galeria de Homenageados; depois, do deselaçamento da Galeria de Gestores e no terceiro, acompanharam a posse da nova equipe gestora. 
 
Para o desenlaçamento da Galeria de Homenageados, a ex-diretora da Faculdade, professora Artemis de Araújo Soares resumiu a rica contribuição de três egressos da Faculdade ao curso de Educação Física: o professor doutor Almir Liberato da Silva, o professor doutor Otávio Augusto Fanale e professor Luis Geraldo Pontes Teixeira. Em seu discurso ela iniciou enaltecendo o nome do patrono da Educação Física no Amazonas, o idealizador e criador do curso na Ufam, o professor Guilherme Pinto Nery, cujo nome intitula o auditório da Faculdade.
 
Discorrendo sobre cada um dos homenageados, a ex-diretora mencionou a trajetória do professor Luiz Geraldo Pontes Teixeira, primeiro amazonense a ingressar na Federal do Amazonas, no cargo de professor. O docente se destacou como prestigiado técnico de atletismo, tendo sido muitas vezes premiado e responsável pela preparação de atletas até que alcançassem o estatus de campeões nas competições locais e nacionais. Foi ele quem fundou a Federação Amazonense de Atletismo (FAA).  
 
Sobre o professor doutor Almir Liberato, que ocupa atualmente a chefia de gabinete da Administração Superior, foram destacadas as iniciativas de mobilidade acadêmica. Foi por meio delas que frutificam até os dias de hoje, o intercâmbio de docentes da Ufam com a Universidade do Porto, em Portugal, que atravessam o oceano atlântico em busca de aprimorar seus conhecimentos no mestrado e doutorado. Em outra época, o professor Almir Liberado ocupou uma pró-reitoria para tratar do que seria uma pasta específica acerca de assuntos comunitários. 
 

Novos gestores tomam posse. Ao centro, o novo diretor da Feff, João LibardoneNovos gestores tomam posse. Ao centro, o novo diretor da Feff, João Libardone

Por fim, a ex-diretora, professora Artemis de Araújo Soares, homenageou o professor doutor Otávio Fanali, que esteve à frente da Faculdade de Educação Física nas décadas de 1980 e 1990. Na condição de coordenador do curso, Fanali foi o elo entre a Universidade e o Ministério do Esporte, por meio do qual capintaneou mudanças necessárias à estrutura curricular da graduação. Foi ele, ainda, quem fundou a Associação dos Professores de Educação Física do Amazonas e o Conselho Regional Regional de Educação Física (Cref). 
 
Após o desenlaçamento do memorial fotográfico dos homenageados e a inauguração da galeria de gestores da Faculdade de Educação Física, situada dentro do auditório da Unidade, o professor Sylvio Mário Puga Ferreira, a diretora da Feff, professora Artemis de Araújo Soares, a coordenadora acadêmica, professora Priscila Trapp Abbes e o coordenador administrativo da Feff, o técnico Walfredo Sebastião Moura, compuseram a mesa da cerimônia. 
 
Feff ontem e hoje -  Na presença de familiares, amigos, alunos e o prestígio dos gestores da Administração Superior, os novos gestores da Feff se pronunciaram, ressaltando memórias, gratidão e firmando compromissos com a comunidade acadêmica a qual passam a representar. 
 
Durante seu pronunciamento, o professor Tiótrefis Gomes Fernandes, ressaltou a importância de lembrar-se dos antecessores e as responsabilidades de honrá-los “Estar nesta cerimônia de homenagem aos diretores desta Faculdade, é pensar e refletir que nosso passado foi recheado de grandes nomes, principalmente pelo que eles foram e demonstraram como referencia. A partir de agora, nós temos a responsabilidade de honrar aqueles que colocaram seu nome, sua identidade e seu referencial para que fizéssemos nosso papel”, considerou.
 

Ex-gestores da Feff, familiares e alunos do curso prestigiam a solenidadeEx-gestores da Feff, familiares e alunos do curso prestigiam a solenidade

Emocionado, o professor João Otacílio Libardoni dos Santos, afirmou que 'um novo momento se inicia', este, resultado de trabalho e dedicação de muitos anos de história “Sabendo da grande responsabilidade e expectativa depositadas no nosso trabalho, temos a plena convicção que a nossa Faculdade é hoje resultado do trabalho, do comprometimento e da dedicação de todos docentes, técnicos-administrativos e discentes que passaram por aqui e isso precisa ser enaltecido e respeitado, afinal, são 47 anos de historia”.
 
O reitor, professor Sylvio Puga, revelou que mantém raízes na Faculdade de Fisioterapia, referindo-se a dois ex-professores, os quais são seus tios, que se dedicaram e se dedicam à Unidade. Para encerrar a solenidade de posse, o reitor, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, parabenizou e desejou sucesso a nova diretoria, e concluiu, falando sobre o futuro da Feff: “O futuro da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia será tão glorioso quanto o futuro da Ufam”.
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable