Inicia 26ª edição do Congresso de Iniciação Científica da Ufam

Mais de 800 pesquisas serão apresentadas durante o evento.

Reitor, professor Sylvio Puga, durante discurso na solenidade de abertura do XXVI Congresso de Iniciação Científica da Ufam Reitor, professor Sylvio Puga, durante discurso na solenidade de abertura do XXVI Congresso de Iniciação Científica da Ufam

 
Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

Teve início na manhã desta segunda-feira, 30, a 26ª edição do Congresso de Iniciação Científica da Ufam, que tem a programação voltada a apresentar mais de 800 pesquisas de Iniciação Científica desenvolvidas no âmbito da graduação.

Durante seu pronunciamento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou que, mesmo com os problemas financeiros que a Universidade vive, a gestão atual priorizou a Iniciação Científica por ser uma área estratégica para a ciência e para a sociedade. “Inicialmente, eu quero congratular todos aqueles que fazem parte do esforço de realizar este grandioso Congresso. Presidindo esta cerimônia de abertura do CONIC, eu me lembrei do tempo em que eu ainda era aluno e o professor Waltair, nosso atual pró-reitor de Inovação Tecnológica e que compõe a mesa de honra ao meu lado, era o nosso pró-reitor de Pesquisa há 25 anos, época em que começava toda essa articulação que envolvia a Iniciação Científica e que se tornou esse grande sucesso na Universidade. O PIBIC é um programa estratégico para a Universidade. Espero que essa experiência na Iniciação Científica tenha despertado nos senhores a vontade de continuar na área da pesquisa, porque quando eu olho para essa plateia, para esse auditório lotado, eu vejo pesquisadores do futuro. Muitos ex-alunos nossos são professores da Universidade; outros fazem todo o seu aperfeiçoamento aqui, seguindo no Mestrado, no doutorado, o que é motivo de muito orgulho para nós, mas sabemos que tudo começa na Iniciação Científica. Quando assumimos a administração da Ufam em julho deste ano, em que pese todos os problemas financeiros que a Universidade atravessa, nós nos deparamos com um grande desafio. Esse desafio consistia em decidir se implementávamos, ou não, as 560 bolsas que estavam disponíveis para implementação, mas não havia recursos. Tomamos a decisão de apertar mais o cinto, que já estava apertado, para  que essas 560 bolsas fossem implementadas, o que significa um milhão de reais até o final do ano. Tomamos essa decisão porque entendemos que vocês, que estão começando na pesquisa, são fundamentais para a Universidade, para a ciência, para a sociedade como um todo”, discursou o reitor.

Metas ousadas

Pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação da Ufam, professora Selma Baçal. "Temos como meta para superar, em quatro anos, a marca de 2 mil projetos de Iniciação Científica em execução".Pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação da Ufam, professora Selma Baçal. "Temos como meta para superar, em quatro anos, a marca de 2 mil projetos de Iniciação Científica em execução".Após saudar docentes, alunos, técnicos da Ufam, avaliadores externos e membros dos comitês científicos das diversas áreas, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, ressaltou que a meta desta edição é realizar o CONIC da forma mais abrangente possível e anunciou metas da gestão superior atual para o CONIC. “Esta edição acontece também nos municípios onde a Ufam tem campi. Aqui na Ufam nasceu o PIBIC e ele é a menina dos nossos olhos para o crescimento da pesquisa na Universidade, pois sabemos que muitos dos nossos alunos de PIBIC terminam a sua graduação e continuam seu trabalho de pesquisa no Mestrado, no doutorado e até no pós-doutorado. Nós passaremos, mas vocês, alunos de PIBIC, virão para dar continuidade aos trabalhos de pesquisa e às organizações constituídas. Nós, da Administração Superior da Ufam, temos como meta que daqui a quatro anos comemoremos a superação da marca de dois mil projetos de Iniciação Científica em execução”, anunciou a pró-reitora.

Agradecimentos

O diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Ufam (PROPESP), professor Jamal Chaar, destacou ser uma honra realizar mais um Congresso de Iniciação Científica da Ufam e agradeceu o empenho de toda a equipe da PROPESP. “Sabemos da importância desse programa para a Ufam, para o Amazonas e para toda a região amazônica. Esse programa ajuda na formação de qualidade de nossos alunos. Quero agradecer ao empenho da equipe da PROPESP, que está profundamente envolvida com o Congresso. Quero agradecer também aos nossos voluntários e à reitoria pelo total apoio para o CONIC”, declarou o diretor.

Em seu discurso, o pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Waltair Machado, incentivou os estudantes a seguirem na carreira de pesquisa científica. “É na graduação que se forma a índole de um pesquisador. Parabéns a todos vocês que são os protagonistas desse processo, que desenvolvem conhecimento no PIBIC, um programa tão importante para a ciência brasileira. A sociedade muito espera por dias melhores e as pesquisas de vocês podem colaborar para que essas mudanças sejam alcançadas. Parabéns pela disposição. A Ufam só pode desejar que todos vocês sejam sempre bem-sucedidos”, declarou o pró-reitor.

Orientadores, avaliadores externos e alunos da Iniciação Científica prestigiaram a solenidade de abertura do XXVI CONICOrientadores, avaliadores externos e alunos da Iniciação Científica prestigiaram a solenidade de abertura do XXVI CONIC

Conferência de abertura

Durante a abertura do evento houve uma interrupção no fornecimento de energia elétrica e a conferência de abertura que estava programada para ocorrer logo após a solenidade de abertura foi transferida para o dia 1º de novembro, às 17 horas, antes da solenidade de encerramento do XXVI CONIC.

A palestra “Panorama sobre a situação do desenvolvimento da Pesquisa Científica no Brasil” será proferida pelo professor doutor Jefferson Luís Ferrari, docente da Universidade Federal de São João Del Rei e pós-doutor em Química com mais de 50 trabalhos publicados em revistas internacionais de ilibada qualificação editorial.

 
 
Confira notícia relacionada
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable