Inicia a VIII Jornada Odontológica da UFAM. Evento aborda a Odontologia Estética.

A programação acontece até o próximo sábado (27/4) e conta com palestras, cursos e apresentações de mais de setenta trabalhos acadêmicos e profissionais. Há também estandes apresentando  os equipamentos mais modernos de Odontologia. Entre os palestrantes da Jornada estão o professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Marcelo Chain; o professor da Universidade Federal de Pelotas, Alexandre Loguércio e o introdutor da microcirurgia periodontal no Brasil, Glécio Vaz de Campos. Para o Presidente da VII Jornada Odontológica, professor Leandro Martin, a jornada é um espaço de aprendizado para os futuros odontólogos e a oportunidade para a atualização de profissionais. “Durante o evento, vão ser apresentadas novas técnicas como a Microcirurgia periodontal, que reduz expressivamente a incidência de cicatrizes aparentes; a utilização de facetas de porcelana, que não desgastam o dente e as novidades do clareamento dental. Ou seja, quem participa de um evento como este, está muito além das técnicas tradicionais, está a par das novas alternativas que a ciência e a tecnologia oferecem na área de Odontologia Estética”, declarou o coordenador do evento.

Verônica Bertocco, do nono período de Odontologia e presidente Acadêmica desta edição da Jornada ressalta que o evento é uma oportunidade para que alunos e profissionais de Odontologia apresentem trabalhos científicos. “Participam dessa jornada estudantes das sete faculdades de Odontologia de Manaus, da Universidade de Roraima e vários profissionais. Nossa região precisa de eventos assim, pois nem todos têm condições para se deslocar constantemente para cursos de atualização. Vamos apresentar mais de 70 pesquisas e casos clínicos durante o evento desde recomendações  para evitar acidentes com materiais perfurocortantes  a restaurações transcirúrgicas”.

Durante a solenidade de abertura, a reitora, professora Márcia Perales, destacou a trajetória de êxito da programação. “Participei de praticamente todas as jornadas, seja como reitora ou como Pró-reitora de Extensão e Interiorização. Fui informada que esta edição já tem mais de 400 inscritos. Fico feliz por ser um evento sempre bem-sucedido e que dá destaque à atuação da nossa Universidade”.

A Diretora da Faculdade de Odontologia, professora Nikeila Conde, também destacou a relevância do evento para o meio acadêmico e profissional. “A Jornada tem sempre a intenção de atualizar, abrir espaços para a discussão de casos e debater a prática no decorrer da formação acadêmica dos nossos alunos”, discursou a diretora.

Compuseram a mesa de abertura do evento, a reitora, professora Márcia Perales Mendes Silva; a diretora da Faculdade de Odontologia, professora Nikeila Chacon de Oliveira Conde; a representante  do Conselho Regional de Odontologia, professora Luciana Mendonça da Silva; a presidente da Associação Brasileira dos cirurgiões-dentistas, Vitória Macedo; o presidente da VIII Jornada Odontológica da UFAM, professor Leandro de Moura Martins e a presidente acadêmica do referido evento, Verônica Pereira de Lima Bertocco.