Com mais de 300 atividades científicas, I Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da Ufam encerra nesta sexta, 27

Mais de trezentas atividades compõem a programação, que se estende até a próxima sexta-feira, 27, no Centro de Convivência; no hall do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Letras (IFCHS) e nos auditórios do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e do Instituto de Computação (ICOMP).

Reitor Sylvio Puga durante pronunciamento na solenidade de aberturaReitor Sylvio Puga durante pronunciamento na solenidade de abertura

Por Márcia Grana e Carla Santos
Equipe Ascom Ufam

Encerra nesta sexta-feira, 27, no Centro de Convivência, a I Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

Na programação do último dia estão previstas algumas oficinas, entre as quais  'Scopabits - Kit de Eletrônica para Aprendizagem Criativa', 'Construção e movimento: o lúdico como possibilidade de uma aprendizagem mais criativa', 'Práticas educativas em Desenho Universal para a Aprendizagem, Introdução à Aprendizagem Criativa', 'Circuito vestível com Arduino Flora', 'Novas Tecnologias na Educação - Google For Education' e 'Mãos na Massa: por uma Aprendizagem mais Criativa', entre outros assuntos. As inscrições para estas atividades, no entanto, já foram encerradas no início da I Semana.

Importância do evento - Sobre a iniciativa, o reitor, professor Sylvio Puga, dirigiu agradecimentos a todos os que envidaram esforços para a realização do evento. “Quero fazer meu registro de agradecimento à professora Marisa Cavalcante e ao professor Elio Molisani que, há alguns meses, levaram à reitoria o anúncio da aprovação, junto ao CNPq, deste importante evento. Isso nos encheu de alegria, pois coloca a nossa universidade como protagonista de um grande esforço de popularização da ciência, pois este é um evento que acontece simultaneamente em todo o Brasil. Estamos muito honrados com essa iniciativa que partiu do ICE. Quero também agradecer publicamente a todo o apoio do Governo do Estado, em especial da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino e da Secretaria de Estado da Cultura, além de todas as secretarias que apoiaram, de forma transversal, a realização deste evento”, discursou o reitor antes de declarar aberto o evento.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas, professor Raimundo Passos, ressaltou que o ICE tem 11 cursos de graduação e 06 programas de pós-graduação que oportunizam formação de qualidade a todos que ingressam na Ufam. “Sejam todos bem-vindos a este evento que integra a V Semana de Ciência e Tecnologia do ICE. Há tempos nosso evento movimenta o Instituto, mostrando a importância dos avanços da ciência para o público que vem conferir o que a Universidade é e faz. No ICE, temos 11 cursos de graduação e 06 programas de pós-graduação, com docentes profundamente envolvidos com pesquisa, com vasta produção que estarão inseridas nas atividades deste evento. Nesse sentido, agradeço ao empenho da professora Marisa e do professor Elio, os quais deram um caráter mais abrangente ao nosso tradicional evento, para que ele não se concentrasse apenas na área de Ciências Exatas, mas abrangesse outras áreas”, discursou o diretor do ICE.

A Oficina de Desenho Animado é uma das atividades da Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UfamA Oficina de Desenho Animado é uma das atividades da Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da UfamA coordenadora do evento, professora Marisa Cavalcante, agradeceu o apoio institucional da Ufam; aos parceiros que se empenharam na realização do evento e explicou que, apesar de a Semana de Ciência e Tecnologia do ICE sempre ter existido, a Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da Ufam se diferencia por abranger mais áreas do conhecimento. “Sempre tivemos a Semana de Ciência e Tecnologia do ICE. Esta seria a 5ª Semana, mas resolvemos juntar mais áreas e encaminhar um projeto comum para concorrer ao edital do CNPq e promover um evento que envolvesse o maior número de áreas, voltado a agregar pessoas, municípios, conhecimentos, ou seja, tudo o que for possível para fazer um Amazonas melhor para se viver, já que a Educação é a única saída para o país crescer e para uma formação cidadã”, ressaltou ela.

O vice-coordenador do evento, professor Elio Molisani, destacou os diferenciais do evento. “A I Semana de Arte, Ciência e Tecnologia da Ufam terá o primeiro Festival de Invenção e Criatividade e muitas atividades mão na massa, onde serão demonstradas a solução de problemas com materiais alternativos utilizados em protótipos e produtos. É importante que se ressalte também que não vamos apenas apresentar trabalhos, mas construir junto com quem vier prestigiar a Semana. Estamos inovando graças ao apoio de muita gente. Para que as pessoas tenham uma ideia, temos mais de 35 palestrantes para compartilhar ideias conosco. Só podemos desejar que todos aproveitem”, declarou o professor.