Programa Pé de Pincha é selecionado entre 738 projetos da Petrobrás Ambiental

O programa Pé-de-Pincha da Universidade Federal do Amazonas/Unisol foi aprovado pelo Programa Petrobras Ambiental 2012, que tem como tema “Água e Clima: contribuições para o desenvolvimento Sustentável”. Seu objetivo é apoiar iniciativas capazes de reduzir os riscos de destruição de espécies e habitats aquáticos ameaçados, melhorar a qualidade dos corpos hídricos e contribuir para fixação de carbono e emissões evitadas de gases causadores do efeito estufa.
O resultado da seleção foi anunciado no ultimo dia 17. Conforme os coordenadores do Projeto, o edital foi de âmbito nacional e atraiu 738 projetos, dos quais 46 foram aprovados, sendo seis da região Norte. Segundo os coordenadores Professores Paulo Cesar Machado Andrade e Aldeniza Cardoso de Lima, o objetivo principal do projeto Manejo Comunitário de Quelônios do Baixo Amazonas e Juruá “Pé-de-Pincha” é conservar as populações de quelônios do médio rio Amazonas e rio Juruá de forma participativa, envolvendo comunidades e instituições locais. Essas ações serão realizadas através da gestão participativa, dos recursos naturais das comunidades, no processo de conscientização ambiental e na busca de estratégias de desenvolvimento sustentável com professores, alunos e comunitários da zona rural.

De acordo com a professora  Aldeniza Lima, no processo de educação ambiental serão formados professores das escolas municipais, realizadas palestras nas escolas e comunidades e  treinamentos com os agentes ou monitores ambientais voluntários. Essas ações de educação ambiental estão, hoje, incorporadas às atividades das escolas dos municípios das áreas de atuação, com ações de interdisciplinaridade e transversalidade integrantes dos programas de ensino fundamental e médio na região.

Para o professor Paulo Andrade, essa é a segunda vez que o projeto Pé-de-Pincha da Ufam/Unisol tem patrocínio do programa Petrobras Ambiental. Com essa parceria, o projeto utilizou tecnologia de ponta como micro chips e rádios transmissores para rastrear os deslocamentos dos quelônios durante todo o ano.

Fonte: Assessoria de Imprensa do "Pé de Pincha"