Faculdade de Direito promove evento de apresentação do enredo da Banda do Boulevard 2018: 'Abre tuas portas, Jaqueira querida'

Por Juscelino Simões
Equipe da Ascom

A direção da Faculdade de Direito da Ufam convida a comunidade acadêmica para participar da apresentação oficial do tema da Banda do Boulevard para o Carnaval de 2018 'Abre tuas portas, Jaqueira querida'. O evento será na próxima quarta-feira, dia 25 de outubro, às 17h, na FD, no setor Norte do Campus.

O evento terá a participação das autoridades universitárias e dos organizadores da Banda do Boulevard, que estarão apresentando ao público universitário o enredo oficial para o carnaval de 2018, que exalta o antigo prédio da Faculdade de Direito. Em recente encontro, também na FD, foi apresentada a letra do samba da Banda, com a participação do reitor, Sylvio Mário Puga Ferreira, do vice-reitor, Jacob Moysés Cohen, do presidente da Banda do Boulevard, Manuel do Carmo Chaves, professores, alunos, entre outros.

Além da apresentação da bateria da Banda do Boulevard, duas bandas de Rock (formada por estudantes do curso de Direito) estarão se apresentando também: Paracetamol e Blackstone.

O evento será na cantina da FD, no setor Norte, onde os estudantes do 8º período de Direito estarão vendendo bebidas (refrigerantes e água) e também comida (um Food Truck - caminhão de comida/sanduíches estará no local), com a renda destinada para as despesas da formatura da turma.

A “Velha Jaqueira”

Desativado desde 2012, o antigo prédio da Faculdade de Direito da Ufam (FD), localizado na Rua Coronel Sérgio Pessoa, esquina com a Rua Miranda Leão, no Centro (Praça dos Remédios), conhecido como "Jaqueira”, está sendo homenageado pela Banda do Boulevard pela sua importância histórica na formação de inúmeras gerações.

Não se sabe ao certo a origem do nome "Jaqueira", pelo qual o prédio ficou conhecido no meio acadêmico e jurídico. Uns dizem que havia uma jaqueira no local e que os alunos adotaram o nome. Outra versão diz que teria existido uma jaqueira em frente ao prédio da Faculdade.

Banda do Boulevard

Desde fevereiro de 1987, quando uma festa de família cativou os moradores do local, até agora, a Banda do Boulevard reúne centenas de famílias da avenida. No ano que vem homenageia o antigo prédio da Faculdade de Direito da Ufam, palco de inúmeras histórias e formação da comunidade jurídica do estado do Amazonas.