Ufam lança campanha contra o abandono de animais no Campus

Por Maria Carolina Lemos e Marion Litaiff 
Equipe Ascom
 
A Ufam, por meio da Assessoria de Comunicação, da Pró-Reitoria de Extensão e da Ouvidoria, lançou na última segunda-feira, 02, a campanha “Desabandone” para tratar da questão do abandono de animais domésticos no Campus Universitário. Durante a campanha, serão afixados nos setores Norte e Sul da Universidade banners e cartazes da campanha, além do outdoor principal na entrada do Campus. O tema será abordado nos próximos meses por meio de postagens nas páginas oficiais da Ufam, nas mídias digitais e no site da instituição. O objetivo da campanha é conscientizar toda a comunidade acadêmica e diminuir a prática no Campus. 
 
A aluna de Engenharia de Pesca, Yasmin Vasconcelos, diz que a problemática do grande número de animais domésticos abandonados na Ufam existe há muitos anos, e por se tratar de uma área de proteção ambiental e abrigar muitos animais silvestres, alguns cães, por instinto, caçam os mesmos. Outra questão são os animais que são deixados na estrada do campus, provocando acidentes ou sendo atropelados. “As pessoas precisam ter consciência que o abandono é prejudicial para eles, para as pessoas e para a fauna local. Por meio desta campanha, a Ufam está empenhada e na luta para que os abandonos tenham fim e para que os já abandonados sejam encaminhados para lares responsáveis, pois também merecem a chance de viver com dignidade e respeito em um lugar só deles”, afirma a aluna.
 
O professor Moisés Medeiros, ouvidor geral da Ufam, afirmou que a Ouvidoria pode ajudar recebendo as denúncias e tomando as providências cabíveis com relação ao abandono dos animais dentro do Campus. “O objetivo principal é preservar a nossa área de proteção ambiental e ajudar esses animais que, infelizmente, foram abandonados pelos seus proprietários. Se alguém for flagrado fazendo isso, esta pessoa será autuada e levada até a delegacia para registrar a ocorrência do fato.  Esse trabalho já vem sendo feito há algum tempo mas agora estamos reforçando-o, para evitar que o número de abandonos aumente”, afirmou o ouvidor. 
 
Para a diretora do Departamento de Políticas Afirmativas (DPA), da Pró-reitoria de Extensão - Proext, professora Cláudia Guerra, a comunidade acadêmica da Ufam precisa entender que uma relação saudável e compromissada com os animais  pode ser a chave para solucionar o problema de abandono no Campus. “Precisamos, urgentemente, sensibilizar a sociedade. E o caminho mais viável que encontramos para promover tal mudança de conduta é o processo educativo. Através dele, além de esclarecermos as implicações do abandono animal, também, possivelmente, estaremos modificando hábitos, concepções e comportamentos”, disse a diretora. 
 

Abandonar é crime
 
Consta na lei federal Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 que quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos está sujeito à pena de detenção de três meses a um ano, e multa. Apesar de ser crime, esta prática vem acontecendo com frequência no Campus e tem prejudicado os animais silvestres, a comunidade acadêmica e os próprios animais abandonados. Só em 2017, mais de 150 animais (gatos e cachorros) foram abandonados na área.
 
Registre e denuncie
 
Se você presenciar atos de maus tratos ou abandono de animais no Campus, registre a ocorrência e denuncie via Whatsapp no número 99110-1694, na Ouvidoria por meio do número 3305-1491 ou via e-mail para o endereço O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..
 
BCMath lib not installed. RSA encryption unavailable