Ufam apresenta campos de atuação profissional na Feira Norte do Estudante

Drones são equipamentos aéreos controlados à distância, de modo eletrônico.Drones são equipamentos aéreos controlados à distância, de modo eletrônico.

Por Carlos William
Equipe Ascom

Simulações de voo controlado por drone, oficinas que orientam a produção de desenhos animados e experimentos químicos foram algumas das atrações disponibilizadas no stand da Ufam, durante o encerramento da Feira Norte do Estudante.

Com o objetivo de apresentar possibilidades de atuação em diferentes áreas do conhecimento aos estudantes do ensino médio, as atividades foram realizadas na tarde desta sexta-feira, 29, no Manaus Plaza Shopping, Avenida Djalma Batista.

Aplicável em testes de paternidade e investigações criminais, a Química Forense é uma vertente estudada por pesquisadores no mundo inteiro e possui princípios postos em prática tanto pelo campo judicial quanto por  mercados que usam material genético para atender demandas, conforme afirma o professor Rafael Salgado. “O DNA de uma banana foi extraído com a finalidade de ilustrar este processo de forma rápida, em um dos experimentos químicos aqui apresentados”, esclareceu.

Cloreto férrico e tiocianato de potássio formam sangue artificial.Cloreto férrico e tiocianato de potássio formam sangue artificial.Outra demonstração foi a composição do sangue artificial, que é um recurso utilizado por produções televisivas, corpos de teatro, maquiadores, pessoas que trabalham com fantasias, entre outras. Ao unir as substâncias cloreto férrico (deve ser aplicada na pele ou em outra superfície) e tiocianato de potássio (aplicado no material que deve simular um instrumento cortante), é possível produzir o líquido por conta própria e com baixo custo. “A substância resultante é chamada ‘tiocianato férrico’”, explicou o professor Salgado, que coordenou este grupo de exposições do curso de Licenciatura em Química.

Ainda segundo o docente, o evento propõe espaços de divulgação científica, ação fundamental para expandir o conhecimento da sociedade sobre a aplicabilidade química no cotidiano, até por tratar-se de uma área que apresenta queda na quantidade de interessados. “Pretendemos mostrar aos jovens que a Universidade não é um local inalcançável e, deste modo, conduzir escolhas vocacionais e utilizar este espaço para fortalecer a identidade docente”, afirmou.

Composta por 20 estudantes e coordenada, neste último dia, pelo professor Bruno Gadelha, a equipe do Instituto de Computação (Icomp) apresentou aos participantes o funcionamento dos cursos Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Engenharia da Computação, além dos projetos de extensão existentes na Unidade. O professor Gadelha pontuou a superação do senso comum acerca da atuação profissional em Computação como principal benefício da exposição.

Artistas visuais podem trabalhar como produtores de animações.Artistas visuais podem trabalhar como produtores de animações.“É uma forma muito positiva de mostrarmos à população qual o nosso potencial e o que estamos produzindo. O simulador tridimensional busca evidenciar que não trabalhamos apenas com computadores, mas com serviços que envolvem computação, como os executados através de drones e telefones celulares”, ressaltou.

O curso de Artes visuais promoveu uma oficina de produção de desenhos animados e emitiu certificados de conclusão aos participantes. Durante a primeira etapa do mini curso, os estudantes interessados desenharam à mão, conforme modelos que já estavam expostos para orientá-los tecnicamente. Em seguida, os desenhos foram animados através de equipamentos de iluminação e projeção. O coordenador da atividade e docente da Ufam , Francisco Filho, avaliou a oficina como ponto de partida para que a população “explore o amplo universo das Artes”.