Reitor recebe vice-prefeito para discutir melhorias viárias no entorno da Ufam

Acesso viário à universidade, substituição de frota e parcerias foram assuntos debatidosAcesso viário à universidade, substituição de frota e parcerias foram assuntos debatidos

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Mário Puga Ferreira, recebeu, na tarde da sexta-feira, 29, o vice-prefeito e secretário municipal de Obras da Prefeitura de Manaus (Seminf), Marcos Rotta. Com ele estava o diretor-presidente da Manaustrans, Frank Pinto. Os gestores se reuniram no gabinete da Universidade, para debater sobre medidas técnicas visando melhorar a fluidez do tráfego no entorno do campus universitário. Localizado em uma via de grande fluxo, na avenida general Rodrigo Octávio, o campus possui uma única via de acesso, pela qual transitam veículos leves e pesados, tanto com destino à Ufam quanto ao Polo Industrial e os diversos bairros das zonas Leste e Sul da cidade.

Durante a visita oficial, o reitor analisou as propostas da PMM da criação de vias alternativas. Os projetos, apresentados por meio de mapas topográficos, serão melhor avaliados e, caso sejam acatados, serão implementados em médio e longo prazos. "Queremos fazer o melhor pela Universidade e por nossa cidade. Estamos aqui para colaborar no que for preciso, em prol da comunidade acadêmica e da nossa cidade", ponderou o reitor.

Reitor mostra ao vice-prefeito pontos estratégicos em mapa gigante do campus Reitor mostra ao vice-prefeito pontos estratégicos em mapa gigante do campus

O vice-prefeito e secretário municipal, Marcos Rotta, ressaltou a importância de uma via alternativa de acesso à Ufam. "Viemos trazer as propostas com vistas a dar maior fluidez ao tráfego local. As medidas ainda precisam ser avaliadas, mas em muito ajudarão a melhorar o fluxo de veículos no perímetro urbano no qual a Universidade está incrustada", observou.

Renovação de frota - O reitor aproveitou o encontro com o representante municipal para demandar a substituição dos ônibus que atendem à comunidade acadêmica. "Nós temos um público de mais de 25 mil alunos, que chegam à universidade por meio das linhas 616, 352 e 125. O integração, que circula no entorno da Universidade também é muito importante, por isso está igualmente contemplado no pedido de renovação ao prefeito", explicou o reitor.

Gestor do Manaustrans, reitor e vice-prefeito posa para foto oficial, no gabinete da ReitoriaGestor do Manaustrans, reitor e vice-prefeito posa para foto oficial, no gabinete da Reitoria

Parceria - O reitor e o gestor municipal também falaram de parceria acadêmica. A cooperação estará relacionada a atuação da Universidade na certificação de materiais a serem utilizados no que será o Laboratório Engenheiro Holanda, que ainda será inaugurado pela PMM. O laboratório receberá o nome de um ex-professor da Universidade, estará subordinado e funcionará dentro da estrutura física da Secretaria Municipal de Obras.

O vice-prefeito e secretário considerou a reunião produtiva. "Estamos à disposição para colaborar com a Ufam, pensando em servir à cidade. Agradecemos a gentileza do reitor em nos receber para podermos trabalhar de maneira mais eficiente", disse.