Parceria entre Ufam e instituição peruana é destaque em encontro interinstitucional

Durante evento, Proext também reafirmou parceria com a prefeitura de Benjamin Constant para a implantação de uma creche universitária

Fortalecer os laços para enfrentar os desafios do ensino superior na região fronteiriça do Brasil e do Peru. Esse foi o objetivo do acordo de cooperação técnica promovido pelo ‘Encontro Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão nas Amazônias Brasileira e Peruana’, entre os dias 25 e 27 de setembro no Instituto de Natureza e Cultura (INC) e no auditório da escola municipal Professora Graziela Corrêa de Oliveira, ambos situados em Benjamin Constant.

O acordo foi firmado entre a Ufam e o Instituto Superior Tecnológico Mariscal Ramon Castilla, localizado em Caballococha, Peru. Para apoiar o evento idealizado por estes dois institutos, a Pró-Reitoria de Extensão (Proext) e a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii) da Ufam atuaram como colaboradoras. Estiveram presentes alunos e professores de diversas instituições de ensino, além do público em geral.

“O encontro une duas universidades co-irmãs, que vivenciam desafios semelhantes, com o objetivo de fortalecê-las para juntas enfrentarem os problemas que afligem as populações amazônicas da região da fronteira”, explica o pró-reitor de Extensão da Ufam, professor João Ricardo Bessa Freire.

Segundo o pró-reitor, o evento serviu de base para aprofundar a discussão em torno da formalização de um acordo de cooperação entre a Ufam e o Instituto.

Os projetos previstos na parceria giram em torno das necessidades da região. “Benjamin Constant, por exemplo, carece de profissionais de Enfermagem. O Instituto possui esse curso de graduação. A ideia é oferecer a formação para os alunos da região, com a mobilidade de professores do Peru e professores da Ufam e a possibilidade do estudante ter aulas na sede deles ou na nossa”, esclarece o pró-reitor.

O ensino de línguas é outra possibilidade de atividade interinstitucional. “A ideia, que vai ser amadurecida, é ter professores do Instituto ensinando espanhol aos amazonenses, e os professores da Ufam ensinando português aos peruanos”, revelou Bessa Freire.

Pós-graduação interinstitucional

A criação de um curso de mestrado e doutorado entre a Ufam, o Instituto peruano e a Universidad Nacional de Colombia (Unal) também foi abordada no Encontro. Voltada para Estudos Amazônicos, a pós-graduação interinstitucional trará a visão de Amazônia que cada universidade possui: a Unal com a questão ambiental, a Ufam com a visão social e o Instituto na parte técnica.

Professores e alunos das duas instituições de ensino prestigiaram o encontroProfessores e alunos das duas instituições de ensino prestigiaram o encontro

O objetivo é apresentar o projeto do curso à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante reunião no final de outubro.

Creche universitária

Durante a passagem pelo Instituto, a Proext também reiterou a parceria com a Prefeitura de Benjamin Constant para a implantação de uma creche destinada aos filhos de professores, técnico-administrativos e alunos da comunidade universitária da Ufam no município.

Inicialmente, serão oferecidas 300 vagas na creche universitária. A previsão é que em fevereiro de 2018 o serviço passe a ser oferecido em um prédio disponibilizado pela Prefeitura. Já está em construção, no entanto, uma estrutura própria para o INC.