Ufam realiza evento alusivo à campanha de prevenção ao suicídio

Abraços, orientação e apoio. Neste dia 27 de setembro, a Ufam, por meio do Departamento de Assistência Estudantil (Daest), do Departamento de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), Centro Acadêmico de Psicologia (Capsico) e do Núcleo de Apoio Psicossocial e Psicopedagógico (Napp),  da Faculdade de Medicina, realizou diversas atividades alusivas à campanha de 'Prevenção ao Suicídio Setembro Amarelo', trazendo a reflexão do tema “Abrace a Vida”.

Em três pontos da universidade (hall do IFCHS – setor Norte, hall da FEFF – Setor Sul e na Faculdade de Medicina), os organizadores promoveram exposição de cartazes com frases da campanha, além de um Espaço Psi, onde os interessados em saber mais sobre o tema ou como obter apoio, poderiam ser orientados sobre como procurar ajuda psicológica. Quem passava pelo espaço recebia abraços e material impresso explicativo, com diversos contatos de locais de atendimento, mitos e verdades sobre o suicídio. O evento contou, ainda, com a exibição do filme “As vantagens de ser invisível”, pelo projeto Cine Vídeo Tarumã.

Para Jeane Souza, assistente social do Daest, a campanha tem como objetivo não apenas conscientizar a comunidade acadêmica, mas também transformar todos seus integrantes em multiplicadores, levando as informações sobre o tema para outras pessoas.

“Abordar a questão do suicídio é importante para a reflexão e as atividades realizadas mostram que pequenos gestos podem fazer a diferença para muitos no dia-a-dia”, afirmou Jeane.

Campus do interior também participa

No Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), em Coari, também foram promovidas atividades da campanha. Com cartazes, balões e pinturas, os alunos animavam a todos que passavam pelo hall do Instituto. Com muita descontração, cantaram músicas e distribuíram abraços e sorrisos a quem passasse. A ação foi coordenada pela psicóloga do ISB, Ananda Maria, com apoio da professora e psicóloga Eliana Tiago.

Sobre a data - Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades no ano de 2015, concentradas em Brasília (BSB). Mundialmente, a IASP (Associação Internacional para Prevenção do Suicídio) estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês, no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Em 2016, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo alcançou mais de 50 milhões de pessoas em todo o País. Hoje, o suicídio já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte.