Em iniciativa inédita, Ufam sedia Congresso Nacional de Educação Musical

Pela primeira vez, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sedia, de 16 a 20 de outubro, o XXIII Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem). 'A Diversidade humana, responsabilidade social e currículos: interações na educação musical' é o tema desta edição. Inscrições abertas.

Conferências, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, cursos e comunicações estão entre as atividades da semana. O evento tem presença confirmada de profissionais de renome como Gert Biest, da Brunel University em Londres, que ministrará a conferência de abertura, na qual abordará o tema “Beyond Learning: Democratic Education for a Human Future (Para além da aprendizagem: Educação democrática para um futuro humano)”, no dia 16, às 19h, no auditório Eulálio Chaves.

“A discussão sobre os currículos é sempre pertinente, muito mais nesse contexto de reforma da base comum curricular nacional. É preciso se pensar como nós vamos trabalhar a educação. Nós temos outra perspectiva de formação a ser dada”, explicou a diretora da Faculdade de Artes da Ufam, professora Rosemara Staub de Barros.

Entre os subtemas abordados no evento estão os currículos para a educação musical, a formação de pesquisadores na área e a formação musical no Brasil, a serem debatidos em três mesas-redondas que contam com a participação de profissionais como Inês Barbosa (UERJ / Presidente da ABDC), Luciana Del-Ben (UFRGS/CNPq) e Luciana Pras (UFRGS). "A participação de professores da educação básica é fundamental para que todas as discussões cheguem à sala de aula", declarou a diretora da Faartes ao informar que a temática adotada é importante são somente para os profissionais de música, mas para todos os docentes.

Durante o Congresso será realizada a Assembleia Geral da Abem, na qual será eleita a nova diretoria da entidade. A reunião terá início às 17h da quarta-feira, 18, no auditório Eulálio Chaves.

Na sexta-feira, encerrando a programação do XXIII Congresso Nacional da Abem, ocorre a conferência “Human diversity in music education: challenges for a new world (Diversidade humana em educação musical: desafios para um novo mundo)”, ministrada pela professora da Technical University of Kenya, Emily Achieng’ Akuno.

A posse da nova diretoria da Abem será realizada também na sexta-feira, às 11h, no Bloco da Faculdade de Artes, no setor Norte da Ufam.  Na página do XXIII Congresso Nacional da ABEM é possível conferir a programação completa.