Ufam participa de Liga em prol da Sustentabilidade

Sete instituições públicas do Amazonas assinaram acordo de colaboração para racionalização das despesas e redução de impactos econômicos e ambientais.

UFAM e outras seis instituições públicas participam do acordoUFAM e outras seis instituições públicas participam do acordoÓrgãos participantes se comprometem a implementar programas e ações interinstitucionais de responsabilidade socioambientais para racionalização e redução de custos, entre outras medidas. A cerimônia de assinatura do protocolo de cooperação aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), na sala de reuniões da Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

O ato faz parte das comemorações do 20º aniversário da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias do Amazonas (Vemaqa). Além da UFAM, assinam o documento proposto pelo TJAM, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o Ministério Público Estadual (MPE), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM), o Tribunal Regional do Trabalho -11a região (TRT) e a Justiça Federal – seção judiciária do Amazonas (JF/AM).

O vice-reitor Jacob Cohen foi signatário do acordo representando a Universidade. Para ele, o ato demonstra a preocupação da UFAM com a sustentabilidade, pois é um compromisso público da instituição em dedicar esforços em prol do meio ambiente. “Agradecemos o convite para participar desta iniciativa queremos dizer que a Universidade Federal do Amazonas está aberta para as ações de integração e cooperação técnica que forem necessárias”, declarou.

O documento prevê ainda o desenvolvimento de ações voltadas para a racionalização e redução de cursos em áreas como logísticaintegrada de veículos, capacitação e produção científica, destinação adequada de resíduos e compras sustentáveis e compartilhadas. O protocolo não prevê transferências de recursos entre instituições e terá a vigência de 60 meses.

De acordo com a assessora de gestão socioambiental do Superior Tribunal de Justiça e principal incentivadora das redes socioambientais no Brasil, Ketlin Feitosa Scartezini, o Estado do Amazonas é o sétimo da federação a aderir à “liga de sustentabilidade”. Já estão organizadas em rede de cooperação instituições públicas do Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Maranhão, Pernambuco e Bahia. “A rede pode comprar melhor, aprender com o erro do outro e aprender com o acerto do outro. Estamos montando essa liga no país inteiro. Porque a emenda que cortou nossos gastos está aí para todo mundo e ela vai durar 20 anos,” explicou.

Para o juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias do Amazonas (Vemaqa) e autor da proposta da liga de sustentabilidade no Estado, Adalberto Carim Antônio, a ideia é que unidas, as instituições possam trabalhar de maneira efetiva, identificando fraquezas para constituir força.

“Aqui nesse momento, o que estamos fazendo é pensar no termo sustentabilidade não como algo que diz respeito exclusivamente ao conceito ambiental. Mas também pensar em sustentabilidade como forma de economia. Estamos aqui acreditando que nossas instituições estão cientes de que unidos podemos ter um poder de compra racional com redução de custos, com reciclagem das coisas que naturalmente fazemos exercer muita pressão sobre a natureza”, ressalta o magistrado.

Foram signatários, o desembargador Cláudio Roessing, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli; o desembargador Yedo Simões de Oliveira, presidente do TRE/AM; o procurador-geral de Justiça do MPE, Carlos Fábio Monteiro; a presidente do TRT-11a, desembargadora Eleonora Saunier; o conselheiro Mário Mello, representante do TCE; a diretora do Foro da Seção Judiciária do Amazonas (JF), juíza Ana Paula Serizawa, e o vice-reitor da Ufam, Jacob Cohen.