PPG em Informática tem nota 5 e mestrados em Física e Engenharia Elétrica sobem na avaliação

Coordenador do PPGI, professor Eduardo Feitosa, destaca o empreendedorismo aliado à produção científica para a excelência do programaCoordenador do PPGI, professor Eduardo Feitosa, destaca o empreendedorismo aliado à produção científica para a excelência do programaTrês cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) foram destaque na avaliação quadrienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizada entre os anos 2013 e 2016. O Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), com mestrado e doutorado, obteve o a nota cinco consecutiva, enquanto os mestrados em Física e Engenharia Elétrica subiram de 3 para 4.

Excelência

Os critérios de avaliação consideram cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social. Para manter o conceito cinco, o Programa de Pós-Graduação em Informática, que faz parte do grupo dos 13 programas de excelência no Brasil, investe em publicações, pesquisa e ideias inovadoras. “Nosso principal enfoque, no mestrado e no doutorado, é o empreendedorismo aliado à produção científica. Hoje, são 17 empresas que começaram na graduação ou na pós”, destaca o coordenador do Programa, professor Eduardo Feitosa.

Em 16 anos de existência, o curso de mestrado já formou 279; enquanto do curso de doutorado, criado em 2008, já são 29 egressos. “A perspectiva para 2018 é de que o número de mestres ultrapasse 300 e o de doutores alcance o 50”, informa o coordenador. O PPG tem, atualmente, 102 mestrandos e 90 doutorandos matriculados. O Instituto de Computação (Icomp) possui 34 professores doutores. Ao todo, 226 pesquisadores, entre discentes e docentes, realizam atividades em 14 grupos de pesquisa em seis áreas. “Nossa meta para a 2020 é alcançar a nota 6. Vamos trabalhar ainda mais para isso”, afirma o professor Eduardo Feitosa.Segundo a coordenadora do PPGFis, professora Daniela Menegon, o programa já planeja estratégias para impulsionar o programa rumo à nota 5Segundo a coordenadora do PPGFis, professora Daniela Menegon, o programa já planeja estratégias para impulsionar o programa rumo à nota 5

Avanços

Outros dois programas também tiveram destaque na avaliação do último quadriênio: os mestrados em Física e em Engenharia Elétrica. O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis), com 18 anos de existência, possui mestrado e doutorado, este já avaliado com a nota 4 desde o seu início, em 2015. Já o mestrado possuía 3 e cresceu entre 2013 e 2016. “Acreditamos que a grande virada foi justamente a chegada, a partir de 2009, de pesquisadores na área de Física Experimental, completando o quadro de físicos teóricos e impulsionando o mestrado, que é na área de Física da Matéria Condensada”, argumenta a coordenadora, professora Daniela Menegon.

“Nossa meta para os próximos dez anos é atingir conceito 5 na avaliação da Capes. E estamos buscando formas de impulsionar o Programa, como o incentivo à produção em parceria entre docentes e discentes”, explica a coordenadora. Segundo ela, a criação do doutorado facilita esse propósito, já que eles ficam mais tempo disponíveis para desenvolver suas teses e amadurecer a escrita científica. Por enquanto, a equipe comemora o avanço da nota rumo ao cinco que já começa a ser planejado.

Outro PPG cuja nota subiu de 3 para 4 foi o de Engenharia Elétrica. O vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), professor João Edgar, analisa os passos que o programa trilhou até essa conquista. “Entre outras coisas, nós fizemos uma avaliação interna para conhecer nossos pontos fortes e pontos fracos; traçamos metas de publicação, definindo que os professores do quadro do PPG deveriam publicar no mínimo um trabalho em periódico avaliado como Qualis B1 pela Capes; e intensificamos a participação de professores e alunos em congressos”, enumerou.

PPGFis possui quatro laboratórios disponíveis para ensino e pesquisaPPGFis possui quatro laboratórios disponíveis para ensino e pesquisaAinda para fortalecer o mestrado, o docente cita parcerias financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) para a atuação de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade de São Paulo (USP). “Os projetos permitiram que docentes da UFMG e da USP atuassem como consultores aqui”, informa, ao relatar que o PPG recebeu ainda a visita do coordenador da área de Engenharia IV, o que facilitou o reconhecimento dos critérios de avaliação empregados pela Capes.

Planejamento

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam (Propesp), professora Selma Baçal, a estabilidade e o avanço significativo verificado na avaliação da Capes revela a importância do planejamento estratégico para a consolidação dos programas.  “O PPGFis, por exemplo, participou em 2012 do PACPG [Programa de Apoio à Consolidação e Avanço da Qualidade dos Cursos de Pós-graduação da Ufam], recebeu visitas de consultores externos, debateu o que podia ser melhorado no curso”, ilustrou a pró-reitora.  “O resultado dos esforços do Programa foi demonstrado na melhoria do conceito”.

“Da mesma forma, o PPGEE trabalha a caminho da consolidação. Apesar de ser relativamente pequeno, ainda com a oferta de poucas vagas, o programa tem qualidade e a expectativa é de que ele seja ampliado. Isso depende, é claro, de um bom planejamento”, pontuou a professora.