PCU retoma serviços de Manutenção Predial e do Sistema Viário

Empresas contratadas atenderão demandas emergenciais até o término de processo licitatório convencional. A homologação das contratações foi publicada na manhã desta quinta-feira, 21, no Diário Oficial da União (DOU). Serviços serão retomados nos próximos dias.

Por se tratar de contratação emergencial, onde houve dispensa de licitação, só serão realizados os serviços classificados como emergentes, de acordo com o Inciso IV, Art. 24 da Lei 8.666/93,

IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares,...”

Para agilizar o retorno dos serviços, a Prefeitura do Campus Universitário (PCU), por meio do Departamento de Manutenção, envidou esforços para a contratação das empresas no menor prazo possível. "A equipe está de parabéns pela eficiência e afinco dedicados para a solução do problema", afirmou a prefeita Carmem Silvia.

Requisições de Serviço

A partir deste momento, as requisições de serviço, que antes eram realizadas através do sistema e-campus, serão praticadas por meio de um novo sistema implantado na PCU, o Glpi, sistema francês desenvolvido para atender demandas de serviços de TI, mas que foi adaptado para receber chamados de serviços de manutenção.

Cada unidade acadêmica ou órgão suplementar deve escolher um servidor representante e solicitar o cadastramento de login e de senha para acesso ao Glpi, enviando tal solicitação para o endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Em busca de melhoria dos serviços prestados, bem como melhor controle e fiscalização, os serviços de manutenção só serão atendidos com a abertura de chamados no Glpi, ressaltando o caráter emergicial da situação. Os demais serviços que não se encaixam nessa situação, serão atendidos posteriormente, após a contratação de empresas especializadas via licitação convencional, cujo processo encontra-se em andamento.

Abrindo um Novo Chamado no Glpi

Para solicitar um serviço de manutenção através do Glpi, o requerente deve acessar o endereço www.servicospcu.ufam.edu.br, efetuar login e clicar em “Cria um chamado”. Será carregada uma página onde deverão ser preenchidos apenas os itens que possuem um asterisco vermelho (*), como mostra a imagem a seguir:

O requerente poderá acompanhar o atendimento ao chamado através do próprio Glpi, mas também recebendo por e-mail as atualizações, e após o serviço executado, classificá-lo, o que irá auxiliar os fiscais técnicos na fiscalização e no controle de qualidade do mesmo.

Nos itens “Categoria (de serviço)” e “Localização”, o requerente deve apenas escolher uma das opções disponíveis que aparecerão em lista, já os itens “Título” e “Descrição”, devem ser preenchidos alfanumericamente. Ainda é possível anexar ao chamado um arquivo (de texto ou fotográfico) de no máximo 2 MB de tamanho. Em seguida, clicar em “Enviar mensagem” para registrar o novo chamado.

A equipe do Departamento de Manutenção da PCU comemora o retorno dos serviços de manutenção, tornando possível o atendimento às demandas, e se dispõe a prestar maiores esclarecimentos, através do endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e pelo telefone (92) 3305-4006 e 3005-4007.