Faculdade de Educação da Ufam inaugura laboratórios nesta sexta-feira, 22

Um dos novos espaços de formação da FacedUm dos novos espaços de formação da FacedA Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (Faced/Ufam) inaugura quatro novos Laboratórios de Ensino e Aprendizagem do curso de Pedagogia. A cerimônia ocorre na sexta-feira, dia 22, às 15h, no pavilhão Rio Coari na Faced, setor Norte do Campus.

São quatro os novos espaços: Laboratórios de Informática, de Ciências e Matemática, de Alfabetização e Letramento e a Brinquedoteca. Os laboratórios são demandas que vão atender o processo de formação dos estudantes da graduação. São espaços pedagógicos que estarão à disposição dos professores para serem utilizados em suas aulas práticas. Os materiais que compõem os laboratórios enriquecem o processo de aprendizagem, acrescentando qualidade ao ensino.

Os ambientes são projetos antigos dos professores e que agora são inaugurados. A criação dos laboratórios e da brinquedoteca tem como objetivo melhorar a qualidade do ensino da graduação em Pedagogia. “É necessário que as metodologias de Ciências e Matemática, de Alfabetização, agregadas às ludicidades, às mediações didáticas e às mídias que estruturam a formação dos pedagogos contemplem a parte prática”, afirmou a diretora da Faced, professora Francisca Cavalcanti. Segundo a diretora da Faced, professora Francisca Cavalcanti, os laboratórios melhorarão a qualidade da formação dos alunos de PedagogiaSegundo a diretora da Faced, professora Francisca Cavalcanti, os laboratórios melhorarão a qualidade da formação dos alunos de Pedagogia

Os recursos que viabilizaram a execução o projeto vieram de uma emenda parlamentar da senadora Vanessa Grazziotin. "Criamos os laboratórios e estaremos colocando à disposição dos professores para as aulas práticas”, destacou a diretora.

Os laboratórios serão utilizados pelos estudantes da graduação, mas também poderão receber estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental por meio de projetos elaborados por docentes da Faced. Já o laboratório de Informática, que já está em funcionamento, atende a todos os estudantes da Ufam.

“Não há dúvida de que os laboratórios vão agregar qualidade na formação dos futuros pedagogos. Os materiais que compõem esses espaços enriquecem e estimulam o processo de aprendizagem”, ponderou a professora.